TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia E Cultura Brasileira - ATIVIDADE 5

Pesquisas Acadêmicas: Antropologia E Cultura Brasileira - ATIVIDADE 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 6

Curso ANT02005 - ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (ON.0) - 201420.01776

Teste Atividade 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Sobre a questão dos direitos humanos, o estudioso Norberto Bobbio compreende que:

I. O sentido da democracia é nortear princípios éticos, tomando como pressuposto que quem define uma sociedade democrática e os direitos humanos é o próprio ser humano.

II. Uma atitude ética deve ser capaz de reavaliar o sentido inerente às práticas de liberdade produzidas pelo ser humano em sociedade.

III. A sociedade democrática necessita promover uma reflexão sobre as regras desenvolvidas pelos jogos políticos desenvolvidos nas sociedade.

IV. O sentido da democracia é nortear princípios éticos, tomando como pressuposto que quem define uma sociedade democrática e os direitos humanos são também os grupos de reivindicação social que utilizam a violência física como prática social.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada:

Corretaa.

IV

Resposta Correta:

Corretaa.

IV

Feedback da resposta:

A opção incorreta é: IV. O sentido da democracia é nortear princípios éticos, tomando como pressuposto que quem define uma sociedade democrática e os direitos humanos são também os grupos de reivindicação social que utilizam a violência física na atualidade como prática social.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

"(...) para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade de geração a geração, as sociedades tendem a naturalizá-los, isto é, a fazer com que sejam seguidos e respeitados como se fossem uma segunda natureza. A naturalização da existência moral esconde, portanto, a essência da moral, ou seja, que ela é essencialmente uma criação histórico-cultural, algo que depende das decisões e ações humanas (...)".

(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2008, p. 309).

De acordo com o texto acima elaborado pela estudiosa Marilena Chauí, pode-se dizer que:

I. A moral é essencialmente uma criação histórico-cultural, dependente da ação humana.

II. A moral não é essencialmente uma criação histórico-cultural e, sim, uma seguda natureza.

III. A moral nao é uma criação histórico-cultural e também não é uma segunda natureza.

IV. A naturalização da moral faz com que não seja percebida que a moral é uma criação histórico-cultural.

Marque a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

Incorretac.

III

Resposta Correta:

Corretaa.

I, IV

Feedback da resposta:

As opções corretas são: I. A moral é essencialmente uma criação histórico-cultural, dependente da ação humana e IV. A naturalização da moral faz com que não seja percebida que a moral é uma criação histórico-cultural.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Sobre o conceito de cordialidade na formação do povo brasileiro de acordo com a acepção do historiador Sérgio Buarque de Holanda é INCORRETO afirmar que:

Resposta Selecionada:

Correta a. O conceito foi elaborado para referir-se aos modos como o povo brasileiro é elogiado pelos estrangeiros.

Resposta Correta:

Correta a. O conceito foi elaborado para referir-se aos modos como o povo brasileiro é elogiado pelos estrangeiros.

Feedback da resposta:

Sobre a cordialidade na formação do povo brasileiro na acepção do historiador Sérgio Buarque de Holanda é correto afirmar que: O conceito foi elaborado para refletir que os sentimentos do povo brasileiro brotam diretamente do coração sem um filtro de racionalidade; O conceito foi elaborado para refletir que o povo brasileiro afasta-se da impessoalidade, pois apenas está preparado para conviver com relações determinadas pela pessoalidade; O conceito foi elaborado para refletir que o povo brasileiro apresenta dificuldades em construir relações de trabalho que o opusesse aos círculos afetivos desenvolvidos no ambiente familiar e O conceito foi elaborado para referir-se às maneiras de ser do brasileiro, que são ditadas por éticas caracterizadas pelos sentidos emocionais.

A afirmação “O conceito foi elaborado para referir-se aos modos como o povo brasileiro é elogiado pelos estrangeiros” é incorreta, pois a intenção de Sérgio Buarque de Holanda não foi de elaborar o conceito com o objetivo de compreender o que os estrangeiros pensam dos modos de ser do brasileiro, mas entender sobre a dinâmica do povo brasileiro e sua relação com os sentimentos pessoais e impessoais.

Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

O autor Caio Prado Júnior inaugurou um novo modo de pensar e interpretar a realidade brasileira, que são significativos, até os dias de hoje, para a compreensão da realidade brasileira. Para ele, o Brasil é resultado de convergências de povos variados - Europa, América e África – que construíram o chamado “povo brasileiro”.

Sobre o termo “Sentido da Colonização” segundo a interpretação do estudioso Caio Prado Júnior, avalie as opções a seguir:

I. O termo “sentido da colonização” faz referência à formação de uma sociedade brasileira que foi estruturada ao atendimento dos interesses econômicos do mercado europeu e não aos seus próprios interesses econômicos.

II. O termo “sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com