TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO USO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO LIVRO DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Pesquisas Acadêmicas: ANÁLISE DO USO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO LIVRO DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 7

Análise do uso das variações linguísticas no livro do segundo ano do ensino médio.

Antonio Freitas

Edivaldo Viana

Emika Nagahama

Jósimo Trindade

Otávio Braga

Resumo: Será abordado como se dá o tratamento da sociolinguística nos livros didáticos especialmente o do segundo ano do ensino médio, com embasamento no livro Português, contexto, interlocução e sentido. Será analisado dentro das unidades que o compõe, se existem atividades que retratam o uso da sociolinguística e como estão sendo tradas pelo autor

Palavras chave: Variação linguística, norma culta, norma não-culta, análise, textos.

Introdução

A análise do livro será feita através dos conhecimentos prévios da sociolinguística e as exigências do PCN para o livro didático.

[...]Quando estudamos a língua em uso de determinada comunidade de fala, constatamos a realidade da variação. Os membros da comunidade são falantes, homens, mulheres de idades diferentes precedentes de extratos sociais distintos desenvolvendo atividades variadas. É natural que essas diferenças sociais externas atuem na forma de como cada falante se expressa. (Fundamentos da linguística, caderno de estudo, pag.152, grupo uniasselv. 2012)

Perspectiva da teoria

A sociolinguística é uma área da linguística que busca compreender a relação entre a língua e a sociedade.

Cada indivíduo possui identidade linguística e essa identidade é suscetível ou não a sofrer influencias externas, por convivência e outros fatores, ocasionando no indivíduo uma mudança na forma de se expressar, além disso este pode servir de influência para as demais pessoas da comunidade fazendo uma relação de dupla trocada língua entre indivíduo e sociedade.

A sociolinguística busca compreender e entender todas as formas de variações da linguagem que é vista pela mesma como uma qualidade constituída de fenômenos linguísticos.

As variações linguísticas podem ser identificadas nas seguintes formas:

• Variações lexicais

• Variações fonético-fonológicas

• Variações morfológicas

• Variações sintáticas

[...] Há uma grande necessidade de se trabalhar a sociolinguística em sala de aula uma vez que esta tem por objetivo revelar a variação entre os fenômenos linguísticos e sociais, estabelecendo uma relação de causa e efeito. (Fundamentos da linguística, caderno de estudo, pag.152, grupo uniasselv. 2012)

Livro didático de acordo com os PCN’s e PNLD

Critérios dos PCN’s para os livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio.

• O primeiro critério parte do princípio que a articulação entre conteúdos e competências é uma ampliação do trabalho desenvolvido ao longo do ensino fundamental. Muitos dos conteúdos e competências a serem desenvolvidos em ciclos anteriores assim, é necessário observar uma progressão de conteúdos e competências cujo grau de aprofundamento deve ser parâmetrados pelas características e necessidades dos alunos. Esse cuidado evita que reprisem conhecimentos internalizados e permite que se diversifiquem e ampliem abordagens de conteúdos e competências ao longo da escolarização do aluno

• O segundo critério pressupõe tanto o estabelecimento de núcleos rígidos (conteúdos e competência próprios da disciplina, em cada série) quanto a existência de núcleos flexíveis (conteúdos e competências que atendem a projetos interdisciplinares de cada série).

• Um terceiro critério diz a respeito de uma certa relatalizaçao da nomenclatura e dos conteúdos, tradicionais, muitas vezes excessiva. Considera-se mais significativo que

- O aluno internalize determinados mecanismos e procedimentos básicos ligados a coerência e coesão do que memorize sem a devida apreensão de sentido, uma serie de nomes de orações subordinadas ou coordenadas

- O ensino médio dê especial atenção à formação de leitores, inclusive das obras clássicas de nossa literatura, do que mantenha a tradição de abordar minunciosamente todas as escolas literárias, com seus respectivos autores e estilos.

- Finalmente, propõe-se que a língua portuguesa abra espaço para diferentes abordagem do conhecimento. Ainda que a palavra escrita ocupe espaço privilegiado na disciplina, é possível que a produção de textos falados ganhe uma sistematização maior, por meio de gêneros orais como a mesa redonda, o debate regrado, o seminário. Além disso a presença de outras línguas que dialoguem com o texto verbal é bem-vinda: a música, as artes plásticas, o cinema, o teatro, a televisão, entre outras podem proporcionar excelentes atividades intertextuais.

Tema estruturadores

A organização dos conteúdos em torno de temas estruturadores configura uma possibilidade de aprender língua portuguesa. Sugere-se aqui alguns desses temas

• Usar da língua

• Diálogo entre textos: um exercício de leitura

• Ensino de gramatica: algumas reflexões

• O texto como representação do imaginário e a construção do patrimônio cultural.

Em relação ao livro analisado, está de acordo com as exigências do PCN e PNLD.

Descrição do livro analisado

Livro: Português, contexto, interlocução e sentido vol.2

Componente curricular: Língua portuguesa.

Editora: Moderna.

Primeira edição São Paulo.2008.

Autoras: Maria M. Abaurre

Bernadete M. Abaurre

Marcela Pandora

PNLD 2012.2013.2014 FNDE código:25142C0102 tipo: L

Maria Luiza M. Abaurre: Bacharel em letras pela universidade de Campinas(UNICAMP). Membro da banca elaboradora das provas de redação, língua portuguesa e literatura da UNICAMP(1992,93,95,96).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com