TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Do Uso Do Software Superlogo No Ensino Da Geometria

Ensaios: As Contribuições Do Uso Do Software Superlogo No Ensino Da Geometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  6.639 Palavras (27 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 27

AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE MATEMÁTICO SUPERLOGO NO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

The contribuition of superlogo mathematics software in teach geometry for the basic education

Michely Braun 1

Rogério Pinto Deliz 2

Emerson Pedreira mattos3

1. Licenciada em matemática pela FARESE.

E-mail: michelybraun@hotmail.com

2. Licenciado em matemátical pela FARESE.

E-mail: fla­­­_rogerio@hotmail.com

3. Mestre em Engenharia Ambientam pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da FARESE.

E-mail: emersonpmatos@gmail.com

Instituto de Ensino Superior da Região Serrana.

Rua Jequitibá, 121 – Centro

Santa Maria de Jetibá – ES – Brasil – CEP 29645-000

Aprovação: 30/11/2014

AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE MATEMATICO SUPERLOGO DO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

The contribuition of superlogo mathematics software in teach geometry for the basic education

RESUMO

Atualmente ensinar matemática, em especial ensinar geometria, é um desafio para os docentes. Não se sabe se é pelo fato dela conter um conteúdo de difícil entendimento ou pelo fato de que na licenciatura de matemática não se oferece um embasamento teórico suficiente para os professores atuarem com segurança. A proposta deste trabalho é tornar as aulas de geometria mais significativas e lúdicas, trazendo para o ambiente de estudo o computador, ferramenta capaz de prender a atenção dos alunos, fazendo com que desenvolvam raciocínio logico e criatividade, oportunizando - lhes a visualização de seus erros permitindo assim a sua correção. Tudo isso será desenvolvido através do software de programação SuperLogo. Assim, nosso objetivo foi investigar as contribuições do uso do SuperLogo no ensino da geometria. Para achar os resultados utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, onde nós pesquisadores somos participantes de todos os momentos da pesquisa, para coleta e análise de dados foram utilizados instrumentos como: questionários, observações e atividades investigativas. As atividades elaboradas foram usadas com o objetivo de passar uma noção geral da programação no SuperLogo e fazer com que eles conseguissem desenvolver os conceitos geométricos. Conclui-se que a pesquisa atendeu seus objetivos e que o Superlogo realmente é uma ótima ferramenta para melhorar o ensino e aprendizagem da geometria, pois o desenvolvimento cognitivo dos educandos melhorou muito, fazendo com que criassem seu próprio conhecimento em as aulas muito atrativas.

Palavras chave: Geometria. Informática. Ensino e Aprendizagem.

ABSTRACT

Nowadays, teach mathematics, especially geometry is a challenge for teachers. Do not know if it's because it contains difficult content to understand or because the degree of mathematics does not offer enough theory for the teachers work safely. The purpose of this work is to make the geometry lessons more meaningful and playful, bringing the computer to the study place, that is a capable tool of holding the attention of students, causing them to develop logical reasoning and creativity, giving opportunity to view their mistakes and allowing them to fix. All of this will be developed through the SuperLogo programming software. Then, our objective was to investigate the contributions of using SuperLogo by teaching geometry. To find out the results we use the methodology of qualitative research, where the researchers taka part in all stages of research. To collect and analyse data were used instruments like: questionnaires, observations and investigative activities. The elaborate activities were used with the aim of passing a general notion of programming SuperLogo and make them develop geometric concepts. It is concluded that the research meets its objectives that SuperLogo really is a great tool to improve teaching and learning of geometry, because the cognitive development of the students improved a lot, causing them to create their own knowledge in the very attractive classes.

Keywords: Geometry. Computer. Teaching and Learning.

INTRODUÇÃO

No decorrer de nossa vida acadêmica percebemos que o ensino da matemática precisa de inovações, ou seja, novas estratégias de ensino. Além da afinidade com o tema e a identificação com esta área da tecnologia, o que nos levou a escolha do tema foi a busca de inovar no ensino da matemática, trazendo para a sala de aula, os recursos que a tecnologia nos proporciona. Ministrando algumas aulas de matemática percebemos que os alunos têm dificuldades na resolução de problemas com figuras geométricas. Para trazer um aprendizado mais significativo, temos uma grande aliada, a informática. As tecnologias existentes hoje precisam ser apresentadas as escolas, trazendo para dentro destas, metodologias com as quais os estudantes se identifiquem. Tecnologias modernas, que facilitem, a compreensão do aluno tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes na percepção do mesmo.

Nesta perspectiva, nosso objetivo primordial foi Investigar de que forma a utilização do software SuperLogo pudesse contribuir no processo de ensino-aprendizagem da geometria no ensino fundamental. Como hipótese inicial partimos da premissa de que com este programa pudéssemos desenvolver atividades como construções de modelos, de formas geométricas, planificações, ângulos, perímetros, áreas e investigações geométricas, de forma a tornar mais atraentes as aulas de geometria, utilizando o software SuperLogo, que se apresenta de forma bastante atrativa, por possuir recursos variados e ser um arquivo pequeno e gratuito.

Um destaque nos PCN’s é a utilização de recursos tecnológicos, pois produzem significativas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com