TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Das Novas Tecnologias No Ensino Da Matemática

Ensaios: O Uso Das Novas Tecnologias No Ensino Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.654 Palavras (15 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 15

O Uso das Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Rosylene Silva *

RESUMO:

Este artigo descreve a necessidade que as novas tecnologias podem trazer as práticas educacionais no ensino da matemática. O objetivo do trabalho é mostrar o melhor processo de ensino-aprendizagem através da utilização de metodologias inovadoras através do uso do computador e mídias educacionais, numa perspectiva pedagógica construtiva para o ensino da matemática. O computador em nosso meio introduz uma série de conseqüência a nossa sociedade que passou a se transformar a todo o momento. A educação não podia ficar de fora das novas tecnologias, pois muitas crianças e jovens cresceram inseridas no mundo onde as novas tecnologias influenciam basicamente todos os setores da sociedade, além disso, essas crianças e jovens de hoje muito diferentes dos vividos pelos nossos pais e professores, passam por experiências muito mais computadorizadas, conhece a linguagem digital muito antes do que era no passado.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática; Tecnologia; Computador; Professor; Aluno.

* Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação na Matemática, ministrado pela Faculdade de Nova Venécia - Multivix em 2014.

1. INTRODUÇÃO:

Foi baseado nesses aspectos que muitos educadores viram que as novas tecnologias podiam ser aliadas muito importantes na construção do conhecimento e ate mesmo nas praticas educativas onde as novas tecnologias podem ser incorporadas no ensino aprendizagem. O atual modelo pedagógico de ensino é praticado através de didáticas convencionais, tornando o ensino restrito à sala de aula, alunos presos a livros didáticos e oratória do docente. Esse modo de ensino não condiz com a realidade que a sociedade estar desenvolvendo para um futuro cada vez mais tecnológico e digitalizado.

É devido à grande potencialidade das novas tecnologias em levar aos alunos um reconhecimento rápido, fácil, interativo e acompanhado de um raciocínio lógico, paralelo ao mundo cada vez mais globalizado onde as fronteiras são quebradas a todo o momento. Outro fator é deixar a idéia de que o conhecimento esta centrado somente na figura do professor. O papel do professor deve ser desempenhado como tal, mas desvincular o pensamento de detentor do saber, o professor deve ser um mediador do conhecimento. Mas o objetivo é transformar o ensino e em particular o ensino da matemática em um momento de completo raciocínio lógico, centrado nas evoluções tecnológicas e interdisciplinaridade que nos cerca, tornando-os capazes de está preparado para vivenciar esse mundo cada vez mais complexo. Mostrar que as novas tecnologias podem ser um aliado na construção do conhecimento e na preparação para a vida social e profissional. Além disso, propiciar um ambiente de aprendizagem virtual, onde pode-se viajar no mundo em uma sala fria cheia de computadores capazes de nos levar a qualquer ou simplesmente falar com uma pessoa do outro lado mundo.

Não se pode esperar que as novas gerações nascidas no mundo tecnológico se tornem profissionais nos sistemas educativos para incorporar ás suas práticas os novos espaços propiciados pelas tecnologias digitais. Há que se agir no presente para propiciar melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento a todos os cidadãos.

É preciso, sobretudo, criar condições para que educandos e educadores possam dominar operações e funcionalidades das tecnologias, compreendam as propriedades e potencialidades desses instrumentos de comunicação multidirecional, produção descentralizada, registro, recuperação, atualização e socialização de informações para utilizá-las em processos dialógicos de ensinar, aprender e construir conhecimento para enfrentar os problemas da vida e do trabalho. Assim as novas tecnologias são um produto de uma sociedade e de uma cultura, não existindo relação de causa e efeito entre tecnologia, cultura e sociedade e sim um movimento cíclico de retroação.

2. Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática

Educação e componente substancial de qualquer política de desenvolvimento, não só como um bem em si e como eficaz instrumentação da cidadania, mas igualmente como investimento tecnológico.

A interação do individuo com suas tecnologias têm transformado profundamente o mundo e o próprio individuo, realmente, a educação sofreu algumas modificações ao longo dos anos, principalmente em relação ao uso das tecnologias como um meio educacional. Mudanças essa que partem desde a época das palmatórias até o uso de programas e softwares computacionais como forma de ensino. Ao contrário de outros países que elevaram seu grau de qualidade de ensino no século 20, o Brasil pouco fez para tentar acompanhar tal desenvolvimento. Resultados disso podem ser observados nos altos índices de analfabetos, a baixa escolaridade, a evasão escolar além dos altos índices de repetência.

Hoje nosso modelo educacional ainda se encontra preso, aos modelos pedagógicos convencionais, o que não condiz com a nossa atual realidade cada vez mais tecnológica. Foi baseado nesses aspectos que muitos educadores viram que usando a nova tecnologia poderiam usá-la como uma importante ferramenta no ensino da aprendizagem, entendendo que essa nova mídia, como a informática, abre possibilidades de mudanças dentro do próprio conhecimento e que é possível haver uma ressonância entre uma dada pedagogia, uma mídia e uma visão de conhecimento.

É devido a essa grande potencialidade que as novas fronteiras entre o mundo são quebradas a todo instante. Pois através dessas tecnologias os alunos são levados a um conhecimento cada vez mais rápido, fácil, interativo e acompanhado de um raciocínio lógico que pode ser trabalhado paralelamente á essa evolução tecnológica. Essa evolução que estamos presenciando, faz com que consequentemente, criemos uma cultura tecnológica, nós temos que dominar esses conhecimentos, justamente para poder sermos capazes de respondermos, à altura, os sistemas tecnológicos.

O próprio avanço tecnológico e cultural exige um novo paradigma educacional centrado no respeito aos diversos saberes, as diferentes etnias, ideologias e formas de vida. Assim e necessário que o educador se aproprie desses conhecimentos e vença a tecnofobia. Ele deve propor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com