TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Por:   •  24/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.495 Palavras (26 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 26

Pamela Carvalho dos Santos

TRABALHO DE HISTÓRIA

25 de outubro de 2017

São Paulo

Série/Ano : 3°F do Ensino Médio

AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Trabalho apresentado sobre As Mudanças no Brasil

Para nota do 4° bimestre na disciplina de História.

25 de novembro de 2017

São Paulo

Índice

Introdução

As mudanças Políticas ocorridas nos últimos 10 anos .

As mudanças Econômicas ocorridas nos últimos 10 anos .

As mudanças Sociais ocorridas nos últimos 10 anos .

As mudanças Geográficas ocorridas nos últimos 10 anos.

Bibliografia.

Considerações Finais.

Introdução.

Nos últimos 10 anos, o Brasil teve diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e geográficas. Ajudando ou prejudicando o nosso país, estas mudanças vieram dos governantes. Mesmo com muitas fraudes em nosso governo geral, os exs presidentes Lula e Dilma Rousseff conseguiram melhorar muitas leis em nossa legislação e criando muitos benefícios aos trabalhadores, mas será difícil manter tudo isso de pé com toda aglutinação oposicionista tentando destruir o que foi constituído até hoje.

As mudanças Políticas ocorridas nos últimos 10 anos .

Nos 10 anos de governo do PT, não podemos negar que o Brasil mudou para a melhor em aspectos econômicos e sociais. A sociedade mudou. A desesperança dos anos 1990 foi transformada em otimismo e em uma nova pauta de desejos e exigências. Os governos do PT geraram também uma aglutinação oposicionista composta de forças liberais, de seitas conservadoras, de grupos rentistas, de famílias que controlam grandes meios de comunicação, de altos funcionários de carreiras de Estado e, por último e com menos importância, três ou quatro partidos políticos.

As estatísticas econômicas e sociais são avassaladoras quando são comparados os governos do PSDB (1995-2002) com os governos de Lula-Dilma (2003-2012). Alguns poucos exemplos são suficientes para comprovar as diferenças.

No começo do ano 2000, pesquisas mostraram a taxa de desemprego grande, isso acabou sendo um problema nacional. Em 2003, a taxa de desemprego era maior a 12%. Em 2012, foi de 5,5%. Em 1998, as classes de renda A, B e C somavam 53% da população brasileira. Hoje, somam 84%. O volume de vendas do mercado varejista praticamente dobrou de tamanho entre 2002 e 2012. Em 2002, somente 33,9 % dos domicílios possuíam máquina de lavar. Em 2011, este número aumentou para 51%. Em 2002, 86,6% dos domicílios possuíam geladeira; em 2011, saltou para 95,8%. E, certamente, milhões de brasileiros conseguiram trocar eletrodomésticos velhos por novos. Mas com o passar do anos o percentual de empregados na população cresceu de 66,6% para 70,8%. A categoria com carteira de trabalho assinada aumentou sua participação no contingente nacional de 54,8% para 63,9%.

Em 2012 Dilma ex presidenta do Brasil com, conseguiu reduzir os juros, mesmo com muitos falando que seria impossível baixarem esses juros um dos mais altos do mundo. A aglutinação oposicionista quer acabar com as lembranças do ex presidente Lula, pois muito não aceitam pois perderam muitos ganhos financeiros, não têm livre acesso aos corredores do Palácio do Planalto… e perderam o controle do futuro, por estes motivos querem destruir a jornada do ex presidente. Luiz Inácio Lula da Silva e mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi o 35.ºpresidente do Brasil, entre 2003 e 2010. Já Dilma Rousseff foi condenada pelo Senado no processo do impeachment por ter cometido crimes de responsabilidade na conduta financeira do governo e acabou deixando a presidência em 2016. Já Michel Temer é empossado presidente do Brasil. Renan declarou Temer empossado pelo período de "31 de agosto de 2016 a 31 de dezembro de 2018". A cerimônia foi rápida, durou 12 minutos, e não houve discurso do presidente.

As mudanças Econômicas ocorridas nos últimos 10 anos .

Em menos de 2 anos, a economia brasileira vem tendo crises altas, e isto não está perto de acabar. A crise conseguiu atingir diversos setores inclusives o varejista e o indústrial. Mesmo com o aumento de trabalhadores com carteira assinada, a inflação aumentou em contas mais comuns dos brasileiros como conta de luz e a gasolina , que acabou fechando com um aumento de 10,67 % .

Mas o que aconteceu para que o país saísse da euforia que ainda persistia no início de 2014, para um diagnóstico tão ruim, como o que foi feito nesta quinta-feira pela OCDE, de uma recessão de 4% neste ano? Se as previsões se concretizarem, será a primeira vez o que Brasil registrou dois anos seguidos de contração da economia desde a década de 30. Alguns economistas já alardeiam que o país se prepara para enfrentar a pior recessão da história brasileira.

A verdade é que o Governo esticou a corda até o final de 2014, ao represar preços administrados como o da gasolina, por exemplo, e ampliar gastos públicos contando com uma receita futura que não veio. Soltou essa corda no início de 2015 de uma só vez. No primeiro caso, a liberdade de preço do combustível ajudou a engordar a inflação, o que ao mesmo tempo fez o brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com