TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Populares Ocorridas No Brasil

Monografias: Manifestações Populares Ocorridas No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD1 – Avaliação a Distância 1 – 2013.2

Disciplina: Políticas Públicas em Educação

Manifestações populares ocorridas no Brasil

Marcha da Família e Marcha da Vitória (1964)

Em 19 de março de 1964, reuniram-se em São Paulo quase 500 mil pessoas na "Marcha da Família", um protesto contra o presidente João Goulart. Na verdade, elas opunham-se às reformas que poderiam ter subtraído parte do poder econômico das classes dominantes do país. Essas marchas foram o argumento necessário aos militares para derrubarem o presidente, afirmando ter apoio popular para isso. Poucos dias depois ele foi deposto e, em 2 de abril, cerca de 1 milhão de pessoas participaram, no Rio, da "Marcha da Vitória" para saudar a queda de Goulart.

Passeata dos Cem Mil (1968)

Ocorrida em 26 de junho de 1968, no Rio de Janeiro, foi a manifestação popular de protesto contra a Ditadura militar no Brasil, organizada pelo movimento estudantil. Além dos estudantes, também artistas, intelectuais, políticos e outros segmentos da sociedade civil brasileira engrossaram a passeata, tornando-a uma das maiores e mais expressivas manifestações populares da história republicana brasileira.

Diretas Já (1984)

Entre janeiro e abril de 1984, grandes comícios foram realizados no país pedindo a aprovação de uma lei que possibilitasse eleições diretas para presidente, abolidas desde 1964. O país ainda vivia os últimos anos da ditadura civil-militar, o que não impediu que milhares de pessoas saíssem às ruas para participar de comícios e exigir a abertura democrática, depois de anos de controle político por parte das Forças Armadas. Os dois maiores comícios foram em abril: na Candelária, no Rio, cerca de 1 milhão de pessoas se reuniram no dia 10; no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o número estimado chegou a 1,5 milhão, no dia 16. Os resultados da pressão popular vieram poucos anos depois, com a aprovação de uma nova Constituição, em 1988, e eleições diretas para presidente em 1989.

Impeachment de Collor (1992)

Em 1992, grandes manifestações ocorreram nas ruas do Brasil pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Frente aos fortes indícios de corrupção em seu governo, jovens que ficaram conhecidos como “Caras Pintadas”, foram às ruas pedindo saída do presidente. Uma das principais manifestações foi em São Paulo, no dia 18 de setembro, reunindo cerca de 750 mil pessoas Após forte pressão popular, Collor pediu a renúncia do cargo, assumindo em seu lugar o vice-presidente Itamar Franco.

Manifestações em 2013

No mês de junho ocorreram protestos na cidade de São Paulo. Manifestantes de outras seis capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Maceió, Porto Alegre e Goiânia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com