TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVE PÁGINAS DE ALBERTO SILVA

Por:   •  25/11/2022  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

AS NOVE PÁGINAS DE ALBERTO SILVA

Escrito por Ádlei Carvalho e publicado pela editora Coralina em 2019.

O livro começa em 1964 contando brevemente sobre Iolanda (que acaba sendo uma das principais personagens) e sua irmã Ivone. Ivone estava gravemente doente e necessitava fazer uma cirurgia no RJ e seu pai mandou Iolanda ir junto para acompanha-la.

Ivone foi alguns dias antes pois tinha algumas consultas e Iolanda foi um pouco mais tarde. Quando Iolanda chegou no RJ ficou deslumbrada com a cidade, e indo pegar o metrô um rapaz ofereceu ajuda com suas malas, Iolanda aceitou (mas com um leve receio pois já era noiva) e eles ficaram conversando por alguns minutos. O rapaz que a ajudou (Alberto) deixou a ela um bilhete com seu endereço para que trocassem cartas.

Voltando lá em 1918 (fim da Primeira Guerra Mundial) conhecemos a história de Álvaro Silva, Português, que com o fim da guerra procurava novos ares. Álvaro tinha um tio no Brasil que o disse que se conseguisse chegar até o pai o conseguiria emprego. Foi aí que Álvaro resolveu que tentaria vir como trabalhador em um navio que tinha como destino o Brasil. No dia da entrevista Álvaro conheceu Hanz, um homem grande, mas estrangeiro, não sabia se comunicar. Conseguiram emprego no navio e viraram grandes amigos, mas chegando ao seu destino cada um foi procurar seu rumo.

Álvaro começou a trabalhar como ferroviário em SC, mas ao surgir oportunidade pediu transferência para POA pois ouvia que era uma cidade mágica, mas após alguns dias em Porto Alegre se envolveu em uma briga tentando defender uma mulher (Maria). Com tudo isso, resolveu pedir transferência para outro estado, Paraná.

Anos se passaram, Álvaro começou a vender algumas mercadorias nas viagens de trem que fazia, e acabou sendo conhecido por ser um grande vendedor e também ganhou o apelido de PORTUGUESINHO, conheceu muitas pessoas e era admirado por seu conhecimento. Álvaro acabou encontrando com Maria em um evento, onde conversaram e com o tempo casaram e tiveram 4 filhos.

Ao perceber que um conflito (Revolução Constitucionalista) estava acontecendo fugiram para SP para ficar um tempo, mas mesmo lá foram atingidos e perderam seus 4 filhos. Com toda dor e culpa o casal voltou para sua casa no Paraná. Tentaram seguir a vida e também tiveram mais filhos (um deles era Alberto Silva). Com a idade Álvaro adoeceu e acabou falecendo.

Alberto quis seguir carreira militar e se tornou sargento.

Voltando para 1964. Depois que Iolanda conheceu Alberto ficou o dia todo a pensar nele. Pediu conselhos a sua mãe e decidiu que iria em busca desse amor. E no dia seguinte 01/04/1964 foi na mesma linha de metrô em busca dele.

Mas no mesmo dia, um grupo de homens também militares invadiram a casa de Álvaro. Meteram-lhe um saco em sua cabeça e o arrastaram pelos corredores e escadas.

Um homem disse a Iolanda que ela nunca mais o veria, e que o mais seguro era ir para casa pois ela não poderia nem imaginar o que estava acontecendo.

Álvaro gritou, disse-lhes que era militar e podia mostrar a eles seus documentos e patentes, mas nada adiantava, os homens lhe atingiram com golpes até que desmaiasse. Quando Álvaro acordou já estava em cárcere totalmente escuro e sem contato com ninguém. Onde passou 28 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (425.2 Kb)   docx (357.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com