TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRAFICAS DO BRASIL

Por:   •  14/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Anna Vitória Dos Santos De Jesus

Turma: ELE1B

            PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRAFICAS DO BRASIL

O Brasil possui uma das mais elevadas capacidades de geração de energia elétrica por meio da água, já que as principais bacias hidrográficas cobrem mais de 80% da superfície brasileira sendo elas a Amazônica, de Tocantins, da Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco, mas cada uma possui características que as diferenciam de um todo.

A Bacia Amazônica também conhecida como, bacia do Rio Amazonas, é considerada a maior bacia hidrográfica do mundo, já que está situada em vários países da América do Sul. Também por possuir a maior densidade de água do mundo consequentemente tem o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil, mas é pouco utilizado devido à pequena demanda regional e à grande distância dos principais centros de consumo, situados no centro-sul do país. Uma curiosidade é que por ser um rio largo e de grande quantidade de água é possível a navegação por navios de grande porte.

A Bacia do Tocantins está localizada na Amazônia Oriental, onde está situada a ilha do Bananal considerada a maior ilha fluvial do mundo. Nesta Bacia foi construída a Usina de Tucuruí que utiliza a energia gerada na mesma para alimentar os grandes projetos minerais situados no Pará, principalmente, as grandes indústrias de processamento de alumínio tudo é possível pelo fato de a usina ser subsidiado pelo dinheiro público. Mesmo tendo um alcance bom da economia, ao construir a usina foram causados vários problemas ambientas irreversíveis. Uma curiosidade é que Tucuruí forma uma gigante represa com mais 2.800 km2, sendo considerada a maior hidrelétrica totalmente brasileira.

A Bacia Platina está entre uma das maiores bacias do mundo, por ter cerca de 3,1 milhões de quilômetros quadrados de superfície, quase metade em território brasileiro, ela esta situada na região de maior desenvolvimento econômico, mais habitada e ela produz a maior parte da energia consumida pelo país. Está bacia também é um importante meio de comunicação e de transporte entre os países do Mercosul, que dividem suas águas, como Paraná, Paraguai e Uruguai, mas as nascentes dos principais rios pertencem ao Brasil. Uma curiosidade é que a Bacia do Paraná é a maior dos três citados e foi intensamente transformada para a construção de hidrelétricas e para a navegação.

A Bacia do São Francisco recebe muita água das chuvas tanto na sua nascente e foz, a maior parte de seu curso são nas áreas mais secas do sertão sendo assim muito importantes para aqueles que moram nas margens, ou seja, a população sertaneja. A usina construída nesta bacia transformou a região na segunda em produção de energia, mas a pesca da área foi extremamente comprometida coma construção de barragens, abrindo espaço para uma maior agricultara de subsistência. Uma curiosidade é que através do São Francisco que ocorreu a ocupação das terras mais distantes do litoral.

Referências:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/bacia-do-sao-francisco-principal-fonte-de-agua-do-nordeste.htm 

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/bacia-do-tocantins---araguaia-rios-tem-a-maior-hidreletrica-brasileira.htm 

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/bacia-amazonica-maior-bacia-hidrografica-do-mundo.htm 

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/bacia-platina-uma-das-maiores-bacias-hidrograficas-do-mundo.htm 

https://www.cpt.com.br/artigos/quais-sao-as-principais-bacias-hidrograficas-do-brasil 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com