TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacias Hidrográficas do Brasil

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

As Bacias Hidrográficas do Brasil

A situação das bacias hidrográficas brasileiras é de certa forma preocupante, por conta do desmatamento, do lixo e da falta de saneamento básico, pois apenas 40% do esgoto é tratado e em algumas regiões este número cai para 10%. A densidade populacional nas cidades também maximiza essa realidade. Pouquíssimas bacias são preservadas

A água pode ficar escassa localmente no sentido de se ter água para o consumo, que se torne difícil o acesso e com altos valores. Fato este provocado pela ação humana ao poluir os rios direta e indiretamente, através de esgoto ou pelo lançamento de agrotóxico por exemplo. Esta água caso seja consumida pode provocar danos a saúde humana, e também prejudicará no âmbito econômico dos municípios.

Ao contrário de outros países a água é um bem nacional todos podem ter acesso à água. Porém isto implica na responsabilidade de saber utilizar essa água. Os rios fazem o papel do serviço ambiental (a natureza presta serviços aos quais não sabemos quantificar valores), como peixes, hidrovias, geração de energia, irrigação, etc. Tais itens têm grande importância para a alimentação, transporte e economia. Para se ter o resultado deste calculo é necessário pesquisas neste sentido.

Para recuperação de bacias hidrográficas é preciso primeiro passar pela gestão, quer dizer discutir os problemas recorrentes de cada local, para assim chegar a soluções. Para tanto foram criados os Comitês de Bacia na Política Nacional de Recursos Hídricos que tem 19 anos. Porém a criação dos Comitês não sanou o problema, pois foram criados formalmente 200 Comitês, destes apenas uns 10% funcionam como devem.

Segundo Glauco Kimura coordenador do programa água para vida da WWF Brasil, para recuperação de bacias hidrográficas começa-se pela gestão, depois é feito o mapeamento da área degradada, posteriormente identifica-se os problemas e finalmente procura-se soluções junto aos parceiros locais. Estes parceiros são o poder público(municipal), ministério público local, escolas locais, universidades locais e os proprietários rurais. O tempo de recuperação de uma bacia hidrográfica vai depender do nível de degradação da área. Tem regiões que podem demorar de 20 a 30 anos para recuperar.

Para preservação das bacias é necessário a conscientização das pessoas a fim de não poluírem a água que elas mesmas consomem, essa conscientização é feita através da educação ambiental como cursos a respeito.

A lei que protege a água do Brasil já foi criada e é a Politica Nacional de Recursos Hídricos criada em 1997 e é uma das melhores do mundo. Um dos princípios dela é a gestão descentralizada e participativa da água, outro princípio é garantir usos múltiplos já que ela é um bem público(a água tem que abastecer a todos sem distinção). Contudo a lei tem que sair da teoria e ser implementada(posta em prática).

A ajuda do governo é muito importante para implementar essa lei, mais é essencial também que o cidadão se aproprie desta lei. É necessário a parceria de organizações, governo e as pessoas para participarem do Comitês de Bacia e por em ação este esforço.

A Agência Nacional de Águas(ANA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com