TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacias Hidrograficas Brasil

Por:   •  24/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Bacia Amazonas

Bacia Amazônica:Maior bacia hidrografica do mundo , abrange vários países da América do sul , são estes Equador , Colômbia, Venezuela, Peru, Guiana , Bolívia e Brasil onde 45%da bacia se situa (os estados brasileiros que se situam nesta bacia são Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), ocupando uma área de 5 846100 km

O principal rio desta bacia é o Amazonas , sua nascente se situa no Peru , na região dos Andes , possui 25.000 quilômetros de vias navegáveis. O principal problema ecológico do rio Amazonas é o desmatamento das matas em sua volta , que favorecem a sedimentação da terra.

Por possuir uma grande quantidade de rios volumosos , o potencial hidrelético dessa bacia é grande , mas não há represas de grandes escalas , apenas projetos e algumas usinas maiores em fase de construção.

Os principais rios são  Rio Amazonas , Rio Negro, Rio Solimões, Rio Xingu, Rio Madeira , Rio Tocantins ,Rio Japurá , Rio Juruá , Rio Purus , Rio Tapajós , Rio Branco , Rio Jari , Rio Trombetas.

Bacia Platina

Uma das maiores do mundo ,se situa no sul da Amarica do sul, corresponde a uma superfície de 3.000.000 Km² , esta bacia é formada por outras três bacias secundarias , bacia do Uriguai , bacia do Paraguai e bacia do Paraná .Os países que se situam nela são Brasil, Paraguai ,Argentina , Bolívia ,Uruguai  .

A bacia do Paraguai é navegável e tem como destaque o porto de Corumbá, no Mato Grosso do Sul que, combinado a outros meios de transporte, leva ferro e manganês explorado e é porta de entrada de outros produtos dos demais países da bacia platina. No entanto, o principal porto é o de Assunção, situado no Paraguai.

A bacia do Uruguai tem importância para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Corre por áreas elevadas.Nela funciona a hidrelétrica uruguaio-argentina de Salto Grande.

A Bacia do Paraná é a maior das três. Fica nas regiões sudeste e sul do Brasil e foi intensamente transformada para a construção de hidrelétricas e para a navegação. Se sobressaem , além do rio Paraná, os vários afluentes pela geração de energia e pelo recente desenvolvimento das hidrovias. Isto se deve à proximidade aos grandes centros industriais, comerciais e populacionais do país, motivo pelo qual muitos de seus rios são poluídos. A segunda maior usina do mundo, Itaipu, encontra-se nessa bacia.

Rio das velhas

Um dos maiores rios de Minas Gerais , maior afluente do rio São Francisco , tem sua nascente em Ouro Preto .

As cidades que compõem a bacia do rio das velhas são :

[pic 1]

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Rio das Velhas é muito degradado. O rio recebe uma grande quantidade de esgoto através de afluentes como o Ribeirão Arrudas e o Ribeirão do Onça, que atravessam a cidade de Belo Horizonte.Devido à importância histórica e ambiental, em 1997 foi iniciado o Projeto Manuelzão, idealizado pela Escola de Medicina da UFMG. Com o objetivo de trazer de volta a vida à bacia do Rio das Velhas, o projeto iniciou uma série de ações para sensibilizar a opinião pública, que vem trazendo resultados através do estabelecimento de políticas públicas municipais e estaduais, e particularmente com controles mais rigorosos para os emissores de poluição instalados ao longo da bacia.[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com