TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE REFLEXÃO – LIVRO DIDÁTICO

Seminário: ATIVIDADE DE REFLEXÃO – LIVRO DIDÁTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

ARAGUAÍNA, 12 DE SETEMBRO DE 2011

CURSISTA: LEOMAURA MIRANDA DE ANDRADE SOARES

FORMADORAS: LEICIJANE BARROS E MARIA LUCIANA SANTOS

FASCÍCULO 06

ATIVIDADE DE REFLEXÃO – LIVRO DIDÁTICO

O livro didático é um importante suporte de conhecimentos e métodos para o ensino, servindo como orientação para as atividades de produção e reprodução do conhecimento.

O livro didático escolhido e utilizado na Escola Municipal Vereador Arnon Ferreira Leal, é a coleção Escola é Nossa da editora Scipione. Essa coleção apresenta, segundo as análises de sua escolha, parcialmente, contribuições objetivas para o desenvolvimento da prática pedagógica. Sua distribuição de conteúdos por séries/anos apresenta semelhanças ao projeto pedagógico da escola, mas por muitas vezes ser diferente do contexto social em que a escola está inserida, é preciso buscar em outras fontes, elementos que venham possam contribuir e preencher as lacunas que o livro deixa em aberto, e dessa maneira garantir que o processo de ensino e aprendizagem tenha efeito.

É observado que as concepções de ensino, linguagem e aprendizagem estão visivelmente consideradas nele, contudo, a proposta da obra não atende totalmente ao perfil de alunos em fase de alfabetização, pois cada escola tem uma realidade diferente, mas contempla os núcleos mais importantes na área de alfabetização.

A diversidade de textos contida nesta coleção é grande, pois o projeto gráfico é adequado aos interesses e as necessidades dos alunos nessa etapa de alfabetização.

Conclui-se que o fato desta unidade escolar ter muitos alunos com graves dificuldades em adquirir as habilidades de leitura e escrita, isso para cada série/ano, que a proposta didática é parcialmente adequada às necessidades da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com