TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Do Livro Dicavenaco - TGA

Artigo: Atividade Do Livro Dicavenaco - TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício

1- Qual a contribuição aos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a administração?

Sócrates  expões o seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão  Analisou os problemas sociais e políticos de corrente do desenvolvimento social e cultural do povo grego.

Aristóteles  Deu o impulso inicial a Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafisica, Logica, e Ciências naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano.

2- Qual a contribuição de René Descartes para a Administração?

René considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso a Matemática e a Geometria da época.

3- Qual a influencia da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na administração?

Estruturou sua organização como hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e coordenação funcional para assegurar integração. A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as organizações, que avidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os princípios e as normas administrativas utilizadas pela Igreja Católica.

4- Qual a influencia da Organização Militar?

A Organização Militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens nos militares da Antiguidade e da Idade Média. O princípio da unidade de comando, fundamental para função de direção, é o núcleo central de todas as organizações militares. A escala hierarquia, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações. Outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar, aplicava este princípio, pois estava convencido de que a obediência cega jamais leva a uma execução inteligente de alguma coisa.

6- Qual a influencia dos economistas liberais?

Os economistas liberais urge o conceito de libre concorrência e de liberalismo econômico. No modo de divisão das tarefas na indústria, horas de serviço, e respeito aos trabalhadores, melhor que trabalhar com empegados feitos escravos, dar bônus trabalhistas incentiva a produção, e os lucros aumentam, antes da revolução industrial, as empresas enfrentavam crises, do trabalhador revoltado, e muitos chegaram até se matar dentro das fábricas por estar indo a loucura com o trabalho.

7- Qual a influencia de Karl Marx e Friedrich Engels?

Propuseram uma teoria da origem econômica do estado. Chiavenato escreve que, de acordo com Marx e Engels, a denominação econômica do homem pelo homem é a geradora do poder politico do estado, que vem a ser uma ordem caótica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com