TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos E Metodologia Da Língua Portuguesa

Dissertações: ATPS Fundamentos E Metodologia Da Língua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 10

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: ELAINE CRISTINA TRINDADE

R.A.: 2158228601

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2012

Início do estágio: 08/08/2012

Término do estágio: 30/11/2012

INTRODUÇÃO

O presente relatório de Conclusão de estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I foi realizado com o objetivo de criar subsídios, através da oportunidade de aprender na prática com vivência da realidade da escola, desenvolvendo experiências que contemplem meu aprendizado, crescimento pessoal e profissional para minha futura atuação como pedagoga, associando a teoria com a prática.

O estágio foirealizado na Escola Tancredo Neves Objetivo, sito a Rua Dr. Mario Augusto Pereira, nº 241 – Parque Pinheiros na cidade de Taboão da Serra/São Paulo, entre os dias 05 e 26 de novembro de 2012 no período da manhã.

O relatório será apresentado em etapas, onde estarei relatando como as atividades foram desenvolvidas nos encontros presenciais, como foi o primeiro contato com a escola, apresentação da escola, as observações feitas durante o estágio, entrevista com a coordenação, elaboração do plano de aula, como se realizou o desenvolvimento da atividade com os alunos, quais as principais contribuições do meu estágio para escola e para minha formação.

1 - Avaliação da orientação e da discussão do estágio

São de suma importância que se realize os encontros para que se esclareçam as dúvidas pertinentes ao estágio que com certeza são muitas durante sua realização.

A Leitura do Manual do Estágio foi realizada em grupo, durante cinco dias uma hora por dia, discutimos seus benefícios e obrigações, sanamos dúvidas que surgiram durante sua realização. Deve-se assim, seguir as orientações para o cumprimento da carga horária, desempenhando um trabalho de acordo que a concedente estabelecer.

Os encontros foram bastante proveitosos, trocamos dúvidas e conhecimentos, onde o professor-tutor presencial nos orientou de forma significativa para a realização das atividades. Com relação à interação do professor-tutor à distância, foi muito satisfatória, as orientações foram fundamentais para que pudéssemos realizar o estágio com sucesso, e preencher as fichas e relatórios de forma adequada.

É de fundamental importância que esses encontros sejam realizados para que a nossa teoria e a prática estejam dentro dos padrões do nosso curso, oferecendo clareza para que nós enquanto aluno possa perceber a finalidade dos conhecimentos que o estágio oferece para a nossa prática pedagógica.

2 – Apresentação da Unidade Escolar

A Escola Tancredo Neves, foi fundada noano de 1982, pela atual Diretora Agda de Fátima Alves com o nome de “Mãe Lozinha”, iniciando suas atividades com apenas um curso de Educação Infantil, num pequeno sobrado, situado à A. Paulo Ayres, porém, com o crescimento da comunidade foi natural o aumento do número de alunos, o que fez que ao final do ano de 1997, a escola mudasse para o atual endereço.

A comunidade crescia e exigia melhor qualidade e aprimoramento do método de ensino, assim em 1988 conveniou-se ao grupo objetivo, que além do material didático, oferece suporte na área pedagógica, tanto aos professores quanto aos alunos. Foi um marco na história da escola.

O sobrado agora é um prédio de quatro andares, com cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio com 780 alunos matriculados contando com alguns bolsistas. Oferece cursinhos gratuitos para o 3º ano do Ensino Médio, além de aulas de culinária, música, vivência, línguas, informática e redação.

Laboratório de ciências, biblioteca, brinquedoteca, sala de televisão, auditório, quadra poliesportiva, cozinha, refeitório com lanchonete, banheiros e bebedouro em todos os andares, elevador, rampas para cadeirantes, sala de professores, sala de coordenadores, sala da direção, secretaria, sala de espera para os pais de alunos, pátio com cobertura, parque com brinquedos para Educação Infantil.

São aproximadamente 70 funcionários entre inspetores de alunos, serventes, cozinheira e secretarias, professores, coordenadoras e diretora. As salas para Educação do Ensino Fundamental I comportam em média 25 alunos, mais na sala do período da manhã onde fui inserida tem 17 alunos sendo 9 meninas e 8 meninos com idade entre 8 e 9 anos que estudam no horário das 7:15h as 12:00h.

A equipe é multidisciplinar e engloba profissionais capacitados para educação, diretor, coordenador, professores, educadores, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos entre outros.

As paredes são decoradas com desenhos, letras doalfabeto, numerais, cartazes com letras de musica e dos aniversariantes do mês, que segundo a professora regente todos foram elaborados em conjunto com as crianças que puderam interagir e trabalhar em grupo colaborando com aprendizado significativo e o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças.

Os espaços são arborizados, cheio de plantas dando a sensação que estamos em uma casa e não em um prédio.

O prédio é rodeado por fabricas e casas, é bem centralizado comercialmente, pois encontra-se, próximo ao centro da cidade, perto de prédios, vários outros bairros, padarias, pizzarias, mercados, correio, enfim, está bem localizado.

3 – Observação e interação na Escola

A abordagem seguida pela Instituição é a sócio- construtiva, possibilita a autonomia do aluno para formar raciocínio, ou seja, não consiste em uma transmissão de verdade, informações ou modelo, e sim que o aluno aprenda por si próprio a conquistar verdades, através da cooperação, colaboração, trocas e intercâmbios, entre colegas e professores.

A escola é convicta de que a motivação deve partir do próprio aluno, para tanto, enfatiza a liberdade de ação, aliada ao trabalho cooperativo, pois o aluno que é ativo intelectualmente consegue ser livre moralmente.

A proposta está pautada no respeito ao aluno que é tratado como individuo livre, pensante, capaz, potente, criativo, descobridor de seu espaço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com