TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos E Metodologia De Lingua Portuguesa

Ensaios: Atps Fundamentos E Metodologia De Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3 educação lúdica

A brincadeira em si, tem uma conexão com os quatro pilares da educação, e potencializa o desenvolvimento, já que assim, aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração, e da atenção. É comum também, que ao brincar as crianças mostrem suas angústias, aflições, ansiedades, agressividade e medos, sem temer a censura dos adultos. A brincadeira faz com que as crianças ultrapassem a realidade, transformando-a a partir da imaginação. É desta forma que expressam seus desejos e necessidades, o que, teriam dificuldades utilizando-se somente da expressão oral.

Serra, serra, serrador: Aproveite o reflexo de preensão (que faz os bebês permanecerem com a mão fechadinha) para realizar essa brincadeira: prenda os dedos indicadores nas mãozinhas dele, segure-as com os outros dedos para trás, aproxime seu rosto do dele e vá levantando lentamente o tronco da criança. O objetivo é fazer com que o bebê tente levantar a cabecinha, exercitando o controle sobre ela, para ver você. Para crianças a partir de 3 meses de idade.

Vai e vem: Segure o bebê com a barriguinha para baixo, apoiada em seus antebraços, e balance-o de um lado para o outro. Além de estimular o sistema vestibular e a sustentação da cabeça, esse movimento ajuda a alternância visual ao oferecer uma gama de coisas a observar (como uma bola no chão e um quadro na parede). Para crianças a partir de 1 mês de idade.

Esconde-esconde: A tradicional brincadeira de "Cadê? Achou!" é sempre um sucesso. Esconda seu rosto com as mãos ou com um pedaço de pano e brinque bastante. Se o bebê não ficar irritado, vale também esconder o rostinho dele. Além de divertir, seu filho aprenderá que quando algo desaparece, não significa que deixa de existir. O objeto vai e volta.

Conte histórias: Conte histórias, sempre pequenas para não cansar a criança, imitando vozes e fazendo caretas. Folhear livros infantis com ilustrações grandes e bonitas também vai diverti-lo, além de estimular sua relação com a literatura no futuro. Existem alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com