TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps fundamentos emetodologia da lingua portuguesa

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 2

PASSO 1 :CONCEITO DE LETRAMENTO:

Letrar é um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. E do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno cultural relativo às atividades que envolve a escrita. A ênfase recai nos “usos, funções e propósitos da língua escrita no contexto social”.  Para Magda Soares é mais do que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sido e façam parte da vida do aluno.

CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO:

É um processo dentro do letramento, que para a autora Magda Soares é a ação de ensinar ler e escrever.  No ano de 1940 era alfabetizado aquele que sabia ler e escrever, o que era interpretado como capacidade de escrever seu próprio nome, passando pelo conceito de alfabetizado como aquele capaz de ler e escrever um bilhete simples. Alfabetização é capaz de não só saber ler e escrever, mas de já exercer uma prática de leitura e escrita, ainda que bastante trivial, adotado a partir do Censo de 1950;  Pelo critério de anos de escolarização, em função dos quais se caracteriza o nível de alfabetização funcional da população, ficando implícito nesse critério que, após alguns anos de aprendizagem escolar, o indivíduo terá não só aprendido a ler e escrever, mas também a fazer uso da leitura e da escrita, verifica-se uma progressiva, embora cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: do saber ler e escrever em direção ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita.

PASSO 2 :Síntese do vídeo Letramento e Alfabetização

O vídeo começa com um repórter fazendo perguntas para a Magda Soares, que fala sobre letramento e alfabetização. Bem como os conceitos que define cada um. Ela enfatiza que a criança antes dos seis anos de idade já deve ter sido colocada no processo de alfabetização e letramento, na educação infantil. E no processo no mundo da escrita aos 6 anos mas na verdade, desde antes mesmo em casa ela já está neste processo e com seis anos é um momento de continuidade. Em sala ela mostra os trabalhos realizados pelos alunos desde pequenininhas até os trabalhos dos de seis anos. A professora trabalha cm alunos em ajuda deste processo, e a literatura da base para este processo. Mas só saber escrever e falar não quer dizer muito e sim fazer uso da mesma para que seja válido. Hoje o uso do letramento e alfabetização hoje é junto antigamente era diferente esses dois processos, pois só de saber o be a ba já se diziam alfabetizado, hoje temos as leituras, trabalhada com a escrita e as características de quem escreveu o livro. Isso aprende muito, pois buscamos aprender o significado de cada palavra das várias maneiras possíveis, seja do ler, escrever, separar silaba, fazer da palavra em palavra analisada. Hoje esse processo é muito mais grandioso no sentido de contaminar as crianças pelo gosto e o prazer da leitura e os recursos nos ajuda nisso, segundo Magda Soares. No vídeo mostra que desde cedo as crianças aprendem a fazer os trabalhos e conhecer verdadeiramente o livro, desde o conhecimento de quem escreveu com o que está escrito ali.

PASSO 3 :RELAÇÃO DO PASSO 1 E O VÍDEO DO PASSO 2

Vimos que hoje o conceito de letramento e alfabetização mudou muito. Se pegarmos o passado por analisarmos iremos perceber que a autora traz-nos para uma reflexão pois antes só de saber o que a Magda Soares diz de be-a-ba, já se dizia alfabetizado e seu começo era um pouco mais tarde e não tinha todos os recursos que as escolas de hoje possuem, hoje esse processo começa desde cedo, bem antes dos seis anos, pode vir desde casa. Para a autora o processo de alfabetização refere-se apenas ao aprender a ler e escrever, e o letramento é mais do que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sido e façam parte da vida do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com