TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acompanhamento das aprendizagens dos alunos

Por:   •  29/10/2018  •  Abstract  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA MUNICIPAL ALBINO SALDANHA DANTAS

Rosimere Soares  Ferreira dos Santos.

A parir dos resultados da Prova ANA e dos estudos desenvolvidos no Caderno de Avaliação, faça o relato acerca do:

-1 -Acompanhamento das aprendizagens dos alunos;

  -  O acompanhamento do trabalho desenvolvido na escola para envolver a avaliação escolar e a diversidade cultural presente na nossa comunidade escolar, propõe avaliação multicultural como contribuição para a melhoria da constante aprendizagem e sua adequação a pluralidade cultural. De acordo com a análise do resultado da avaliação nacional da alfabetização de 2016, constatamos que o resultado foi favorável, no que diz respeito a proficiência da leitura e escrita, na medida que se trabalha com individualidade dos estudantes, especificidade, além de diversidade de instrumentos avaliativos e acompanhamento constante do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

-2 – Apontamento das intervenções realizadas;

- As intervenções realizadas tem que ter uma intencionalidade pedagógica que leve  o aluno aos poucos a fazer descobertas e construindo hipóteses, estimulo visuais com uso de diferentes gêneros  textuais, uma prática didática do trabalho docente que deve acompanhar as etapas do processo e ensino-aprendizagem através das intervenções pedagógicas coerentes pois os conhecimentos resultam da pluralidade de sentidos e significações compartilhada no coletivo  os resultados vão sendo obtido no decorrer da relação pedagógicas entre professores e alunos e são comparados com os objetivos propostos, com o intuito de se detectar em progressos e dificuldades, e fundamentalmente, reorientar o trabalho docente para que haja avanços no desempenho da escola, intervenções a serviço da aprendizagem, visando uma regulação continua das aprendizagens que se faça prática presente no cotidiano escolar.

-3 – Avanços e dificuldades encontradas.

Pouca formação  focada na  alfabetização, a falta da participação dos pais na vida escolar dos filhos além do alto índice de indisciplina presente na sala de aula. Para superar as dificuldades deve-se trabalhar em conjunto com comunidade escolar e pais com o intuito de oferecer uma educação qualitativa, esses itens elencados seriam desafios ao professor  alfabetizador em sala de aula. Como avanço a pratica centrada no trabalho que articule a alfabetização e o letramento e sua capacidade de expressão por meio das múltiplas linguagens. Encarar a escola como um espaço pluri/multicultural torna-se imprescindível na configuração do ato pedagógico. Pois é a partir dela que poderá ser delineado construído e resinificado não só o currículo, mas todo o processo ensino-aprendizagem.  

-4 – Possíveis ações para o ano letivo de 2018;

1 -Manter a qualidade que expressa o objetivo em uma determinada realidade,  ação pedagógica adequada e produtiva que contemple de maneira articulada e simultânea a alfabetização e o letramento, o padrão mínimo de aprendizagem e conhecimento necessários para o crescimento do educando pautada no conhecimento real.

2 – Basear o conhecimento pessoal do aluno em termo de atitudes, consciência crítica, liderança, manter a postura pedagógica do professor diante de um resultado obtido pelo aluno, para uma ação transformadora onde aconteça uma pratica pedagógica inclusiva igualitária. Investir numa leitura mais ampla revestida de significado criticidade e criatividade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com