TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS EM ALUNO DO 2º ANO FUNDAMENTAL I

Por:   •  22/6/2017  •  Artigo  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

GILDA DOS SANTOS SILVA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS EM ALUNO DO 2º ANO FUNDAMENTAL I, TRE-REPETENTES DO COLÉGIO MUNICIPAL ERALDO TINOCO MELO

Remanso – Bahia

2015

GILDA DOS SANTOS SILVA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS EM ALUNO DO 2º ANO FUNDAMENTAL I, TRE-REPETENTES DO COLÉGIO MUNICIPAL ERALDO TINOCO MELO

Artigo apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica com Ênfase em Educação Especial da Faculdade Latino Americano de Educação – FLATED.

Orientadora: Profª Alix Galvão

Remanso – Bahia

2015

A todos que mesmo sem perceber colocaram uma centelha de esperança e força para que graduados possamos ajudar a nossa cidade a vencer a cada momento as dificuldades apresentadas nas nossas instituições escolares.

RESUMO

A alfabetização é um processo base da aprendizagem onde enfatiza a construção para atingir uma hipóteses alfabética, superando o estado de negligência observados em muitos centros escolares nos últimos anos, insistimos que é tarefa da escola ajudar os alunos a dominar as relações entre letra e som através de estudos e pesquisa fica evidente que o professor precisa esclarecer que ao apropriar de qualquer sistema notacional tens que compreender e internalizar suas regras e propriedades aprendendo assim suas convenções.

Palavras-chave: Alfabetização; Aprendizagem; Alunos; Professor; Escola.

ABSTRACT

Literacy is a basic process of learning which emphasizes building to achieve an alphabetical chances, overcoming the state of neglect seen in many school centers in recent years, we insist that it is school job to help students master the links between letter and sound through studies and research it is clear that the teacher must clarify that the ownership of any notational system you must understand and internalize its rules and properties so learning its conventions.

Keywords: Literacy; learning; students; teacher; School.

INTRODUÇÃO

Este artigo visa apresentar resultados de pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagens, representados alunos tri-repetentes do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eraldo Tinoco Melo, no Município de Remanso/BA pesquisa esta realizada pela aluna-mestra Gilda dos Santos Silva, cuja finalidade é buscar novas informações e técnicas através de observações, questionamentos, entrevistas, sobre a importância de como se constrói a aprendizagem no processo de alfabetização que ora os alunos vem enfrentando ao adentra-se no mundo das novas aprendizagens nessa realidade escolar constatou-se que em 2012 o índice de reprovação foi de 25% em 2013 foi de 20%, avançando 2014 para 32% conforme pode-se ver no gráfico abaixo.

INSERIR GRÁFICO

Mediante indagações sobre a problemática apresentada a minha hipótese é que o índice de reprovação deve-se a insuficiência da leitura e escrita no 2º (segundo ano da escola citada).

Preocupada com o grande avanço da repetência nesse contexto senti a necessidade de buscar novas alternativas pedagógicas, em pesquisas bibliográficas e de campo a fim de amenizar esse problema que tanto aflige a comunidade escolar.

A pesquisa foi realizada em escolas do município de Remanso (Sede) tentando comparar resultados pois as mesmas apresentam o mesmo ou maior índice de repetência que a escola em foco (Escola Municipal Eraldo Tinoco Melo).

No entanto enfocamos como centro da fonte de dados da pesquisa a escola citada por apresentar maior índice de repetência nos anos anteriores, sendo que na escola focalizada, constata-se através de observações em sala de aula a carência e dificuldades na leitura e na escrita no 2º ano em seguida procurar-se relatar e levantar hipóteses para estas dificuldades sendo que a intenção da pesquisadora é buscar meios para uma educação de qualidade levando a criança considerar a leitura e a escrita como instrumento básicos para o desenvolvimento das capacidades humanas e consequentemente para o exercício da cidadania.

Em busca de prováveis explicações e soluções para esse problema torna-se um caminho valioso para adquirir uma prática crítica e reflexiva do ensino permitindo aos alunos verificar a relação entre causa e efeitos do aprender progredindo avanços com autonomia e independência.

Para que isso aconteça é necessário que o professor tenha conhecimento do desenvolvimento cognitivo pelo qual a criança passa e compreenda como se dá a aprendizagem no educando, além disso é necessário refletir sobre os métodos a serem utilizados diante de tais situações onde o professor reconheça que cada criança é ser único, fazendo parte de um tudo.

O professor deverá estar atento a este processo, que é comum na alfabetização, propiciando aos alunos a desenvolverem suas habilidades e potencialidades.

Para a realização deste trabalho foram utilizados os procedimentos  metodológicos: a leitura bibliográfica, experimento de produção de texto, pesquisa de campo, entrevistas, questionamentos e análise de relatórios. O resultado desse trabalho favorecerá aos professores a buscarem alternativas no processo ensino-aprendizagem para que esse alto índice de repetência concentrado no 2º ano (2012-2014) seja revertido.

Este trabalho está organizado em quatro capítulos:

  • Capítulo I – expõe a metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa;
  • Capítulo II – é dedicados aos pressupostos teóricos, onde encontra-se um breve histórico da escrita, conceitos e ponto de vista de alguns teóricos;
  • Capítulo III – faz-se um comtário sobre a alfabetização e a questão da formação do professor alfabetizador. Encontra-se, também, neste capítulo, a contribuição da psicogênese no mundo da escrita, enfoques alusivos aos problemas encontrados na representação da fala e da escrita e a importância da língua escrita na aprendizagem;
  • Capítulo IV – é feito todo apanhado da pesquisa, onde através de questionamentos com os alunos, professores e pais dos alunos, professores e pais dos alunos e demais participantes da comunidade escolar destacando as dificuldade que limitam o avanço do processo do ensino-aprendizagem na alfabetização.

O trabalho apresentado tem a pretensão de produzir alternativas pedagógicas amenizadoras da repetência transformando a sala de aula em ambiente agradável e produtiva, onde o professor dê oportunidades aos alunos para desenvolver-se cada vez, tornando-os mais criativas, dinâmicas, solidários, conquistando sua autonomia transformando-os em cidadãos críticos e conscientes.

Portanto, neste artigo buscamos enfatizar uma consciência coletiva para o desenvolvimento das habilidades dos educandos a partir dos interesses e das necessidades dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com