TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aconselhamento na Criação dos filhos e orientação de pais

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: BACHAREL EM TEOLOGIA

Turma: TEOL 2018 51 1º ano

Data: 16/04/2018

Disciplina: ACONSELHAMENTO CRISTÃO

Professor(a) Formador(a):   Naamã Mendes

Valor: (1,0)

Acadêmico(a): Reginaldo Gonçalves de Souza

RA: 1820964-5

Polo: São Mateus-Espirito Santo

Olá Acadêmicos e Acadêmicas!

Segue o texto para a atividade Mapa
 
Aconselhamento na Criação dos filhos e orientação de pais.

 
Há situações em que o conselheiro cristão estará envolvido diretamente no aconselhamento de crianças. Porém o mais comum é que se dedique a orientação de pais. Esta tarefa envolve dar encorajamento, fornecer informações, conselhos, prestar esclarecimentos, apoio ou outro tipo de parecer que possa ajudar a criança, indiretamente. Ao orientar os pais a reconhecerem que podem influenciar a criança mais profundamente que qualquer conselheiro ou outra pessoa. Deve haver uma colaboração entre os pais e o conselheiro, pois todos estão interessados no bem estar e amadurecimento da criança. Considere o caso abaixo:
 
Os professores diziam que Victor era uma criança agitada. Os pais diziam que ele era muito desobediente. Os colegas usavam vários adjetivos depreciativos, os vizinhos diziam que ele era um menino mal-educado e às vezes chamavam até a polícia.
Embora só tivesse treze anos e corpinho de criança, Victor sabia mais palavrões que um marinheiro e já tinha criado mais confusão que todos os outros garotos do bairro juntos.
Ele estava sempre discutindo com os pais, em conflito com os professores e era incapaz de se dar bem com os colegas, suas duas irmãs mais velhas não gostavam dele, e sua presença na escola Dominical sempre bagunçava a aula.
Toda a vizinhança sabia das travessuras de Victor, uma vez, ele pegou uma lata de tinta spray e pichou a parede lateral da escola. Por duas vezes foi apanhado roubando lojas, e uma vez foi acusado de começar um incêndio na garagem de um vizinho, embora nunca tenham conseguido provar que foi ele.
Victor é o filho caçula, com uma diferença de mais de 10 anos das irmãs, e por ser o único filho menino, têm a preferência do pai. Os pais de Victor tem uma boa condição financeira, sempre trabalharam e durante a infância Victor foi criado por uma babá.
Com todos esses problemas, os pais de Victor, resolveram procurar ajuda com o conselheiro da comunidade de fé na qual participavam trimestralmente.

 

COLLINS, G. R. Aconselhamento Cristão. Edição século 21. Vida Nova, 2004. São Paulo. Capitulo 11, pg. 175 a 177. (Adaptado, 2018)

 
Na história apresentada o conselheiro é você. Por tanto você deve aconselhar esta família, orientar os pais e aconselhar o garoto Victor. O aconselhamento deve ser de acordo com o método “Não Diretivo” apresentado por Carl Rogers (p.88). Consulte o Material da Disciplina > Texto de Apoio para a realização da atividade Mapa e o livro da disciplina Aconselhamento Cristão.


1. Coloque o seu parecer a respeito do caso, o objetivo é ajudar e auxiliar esta família.

2. Relate o passo-a-passo do aconselhamento.

Foi estabelecido então um contrato de aconselhamento de uma visita semanal durante quatro semanas, das quais a primeira semana seria novamente só o casal, a segunda semana seria com os filhos separadamente, a terceira semana a família em conjunto, na qual tentaríamos delimitar e explicitar um campo de atuação no aconselhamento familiar, tendo em vista as queixas e objetivos da família, a quarta semana analisar os resultados das 3 semanas anteriores e encaminhar a especialistas caso for necessário.


Elabore um planejamento da quantidade de atendimentos para a família, (defina em quais encontros a família estará completa, ou se, atenderá separadamente os integrantes, e o que será tratado em cada encontro). Os encontros deverão conter: Acolhimento aos pais e a criança. Formule perguntas que façam a família refletir suas atitudes; Ajude-os na elaboração de seus sentimentos e motivações. Contribua para a elaboração de uma nova dinâmica familiar/social/ espiritual; Avalie a evolução do caso.  

Encontro 1

Em primeiro plano foi solicitado a família um encontro para que pudéssemos analisar a rotina, e assim constatar as falhas na dinâmica familiar. Então começamos a realizar uma série de perguntas aos pais para compreender as causas das ações de Victor já relatadas:

  1.Qual a importância do Victor na vida de vocês

2.Desde quanto o Victor apresenta ações de agressividade

A partir das respostas dadas e o decorrer da conversa identificou-se que o problema não estava centrado apenas em Victor e sim em todo o sistema familiar, pois os pais permaneciam-se muito ocupados com as atividades profissionais para oferecerem aos filhos uma vida confortável, mas devido a constate ausência, a falta de diálogo e interação entre os pais como casal (visto que o diálogo entre o casal e quase nenhum ou através de dispositivos eletrônicos), alguns problemas surgiram. No entanto a agressividade de Victor era o que mais os incomodavam, por conta dos constrangimentos gerados.

Com base nesses pontos pautados foi pedido ao casal para que pudessem ter mais tempo para realizar atividades em família (passeio na praia, assistir filmes ou ir em um restaurante), dessa maneira, estimulando e fortalecendo as interações familiares. E como atividade de casa foi pedido que na próxima semana fosse listado os pontos positivos dessa atitude ao relacionamento familiar.

Método- Diálogo  

Encontro 2

Nesse segundo encontro foi cobrado a atividade para casa em relação aos pontos positivos do relacionamento familiar, apresentados com louvor e também cumprido a saída com a família. Então foi introduzido um conceito aos pais de que eles precisam ser a referência para o filho, visto que o comportamento de Victor era nitidamente de um adolescente que queria apenas chamar atenção dos pais, através de suas atitudes chamativas de ações consideradas inapropriadas em sociedade e dentro de uma comunidade de fé.

Após essa abordagem de falta de referência foi feita uma pergunta

1.A forma que vocês estão orientando ao Victor está tendo resultado

Essa pergunta fez com que os pais expuseram-se que enfrentavam muita dificuldade em impor limites ao filho, logo eram bem permissíveis, demostrando que eles não tinham o controle sobre as ações do filho.

Fundamentado nesses pontos foi pedido ao casal que eles fossem na igreja todos juntos semanalmente, para proporcionar um ambiente de comportamento social, visto que um dos fatores de sua desobediência pode ter sido gerado por esse comportamento. Além disso, foi proposto aos pais que pautassem regras para casa e chamassem os filhos e explicasse cada uma delas, para assim mostra a tais que eles são a autoridade no lar, dessa maneira, tomando as rédeas da dinâmica familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com