TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2 Fundamentos da Educaçao I

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no texto 6 (“O conhecimento escolar e a querela dos meios e dos fins da educação” disponível na Plataforma) e na sua experiência como aluno, responda: Qual é o valor do conhecimento escolar em sua trajetória? Até que ponto os conteúdos que você aprendeu na escola foram úteis em sua vida? E os que aprendeu fora da escola?

O conhecimento escolar me ajudou a entender melhor o como o mundo funciona. Pude perceber que História e Geografia não é só ver o que já aconteceu (passado), ou ver que existe mapas e países, mas sim mostrar o que está acontecendo hoje, fruto do ocorrido tempos atrás, e as atualidades que ocorrem pelo mundo aonde se localizam os países e aqueles atos e tomadas de decisões influenciam no hoje. Física e Química ajudaram a entender a ocorrência de alguns fenômenos observáveis. Biologia ajudou a entender a relação entre indivíduos, ecossistemas e biosfera. Linguagens sempre me ajudandou na comunicação e na maneira de melhor se expressar. Dessa forma eu julgo úteis os conteúdos que eu aprendi na escola.   Fora da escola aprendi bastante coisa, principalmente através de internet e documentários. O conhecimento escolar muitas vezes foi necessário para que eu compreendesse os temas que estavam sendo abordados. Esses temas que eu aprendi fora do ambiente escolar também são importantes.

Questão 3 (3,0 pontos)

Analise o grupo de charges disposto abaixo, com base nos textos 6 e 7, respectivamente, “O conhecimento escolar e a querela dos meios e dos fins da educação”, e “A formação docente: conhecimento como teoria e prática da autonomia”, trabalhados em nossa disciplina, disponíveis na Plataforma.

Na primeira charge podemos observar um dos principais problemas enfrentados pelos professores que são obrigados a seguir determinado currículo. A falta de aplicabilidade dos temas abordados no dia a dia do aluno. Para que a aprendizagem do aluno apresente melhores resultados é necessário a contextualização dos temas que estão sendo abosrdados. De forma geral, contextualização é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação, ou seja,a compreensão dos conhecimentos adquiridos para uso no dia a dia. Somente baseado nisso é que o conhecimento ganhará significado real para o aluno. Do contrário, ele poderá se perguntar: “Para que estou aprendendo isso?” ou “Quando eu usarei isso em minha vida?”. Isso faz com que o aluno passe a rejeitar a matéria, dificultando os processos de ensino e aprendizagem.

Na segunda charge, vemos uma sátira refenrente ao fato de uma aula de modo tradicional não conseguir causar interesse para a atenção dos alunos. Atualmente a utilização de recursos de multimídia tem sido bastante ampliada visando uma melhora na qualidade das aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com