TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Conflitos - Modelo De Resenha Crítica

Pesquisas Acadêmicas: Administração De Conflitos - Modelo De Resenha Crítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  2.012 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

“TEMA”: ADMINISTRAR CONFLITOS É ESSENCIAL

Para renovar sobre o que muitos pensam sobre conflitos o livro de Eunice Nascimento mostra que eles não precisam ser necessariamente negativos, pelo contrario, devem ser vistos como algo positivo dentro das organizações, pois proporcionam discussões abertas, porém o manejo correto dos mesmos deve ser levado em conta para que não se transformem em algo ruim, e para isso é muito importante ter em mente quais são as suas causas, como as a divergência de ideias, a frustração, a diferença de personalidade e a distinta forma de percepção dos indivíduos, o que fica bem claro em seu livro. Tudo isso pode desencadear conflitos que se apresentam nos mais variados níveis, desde a forma racional até onde não há outra solução senão separar os envolvidos. Assim, como foco principal, Eunice mostra diferentes formas de se administrar os conflitos tomando como ponto de partida o entendimento do que o causou ou usando-o a seu favor.

Em nossa percepção conhecer, distinguir e administrar conflitos, principalmente dentro de uma organização, é essencial, pois muitos são apenas manifestos irracionais que levam a perda de tempo e produção, enquanto o contrario pode ajudar, tanto a empresas bem sucedidas quanto a aquelas que pretendem crescer, trazendo objetivos e metas melhores, evitando também a estagnação.

Como disse Fernando Motta, estruturalista conceituado, “conflitos, embora nem todos desejáveis, são elementos geradores das mudanças e do desenvolvimento da organização”. Por meio deles surgem situações em que novos pontos de vista são expostos e sugerem, muitas vezes, uma solução mais eficiente do que algo que já vinha sendo exercido por costume. Um bom gestor, ao lidar com uma situação de conflito, deve saber ouvir atentamente todas as ideias, dando a cada uma delas a devida importância, abrindo sempre o espaço para negociação.

Segundo a Professora e também Psicóloga Elisane Cordeiro, a melhor forma para resolver conflitos negativos é buscar soluções ao invés de focar em culpados, “procure soluções e não culpados”, uma vez que o responsável pela causa do problema já não é mais o fator principal, e sim as suas consequências.

Pesquisas também revelam que conflitos são causa de falência de empresas, como a divulgada, no dia 27 de Fevereiro de 2006, pela Consultoria Bernhoeft onde apontou que 95% das empresas são familiares e que dentre elas 65% das falências ocorrem por conflitos entre os membros da família e não por problemas com o mercado. Se houvesse uma melhor administração dos conflitos presentes nessas empresas elas poderiam ter tido significantes melhoras.

Para Chiavenato o propósito da administração deveria ser o de criar condições em que o conflito - parte integrante da vida da organização – pudesse ser controlado e dirigido por canais úteis e produtivos.

Administrar conflitos é um método essencial que deveria ser adotado pelas empresas, além de trazer benefícios à mesma, faz com que o ambiente de trabalho se torne mais agradável tanto para empregado como para empregador. Sendo assim vemos o quão importante é o método de administração de conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com