TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO RESENHA EPROCUREMENT

Por:   •  22/4/2021  •  Resenha  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Artigo

Trabalho da disciplina: Gerenciamento de Aquisições

                                                                           Tutor: Prof. Carlos Santos

Salvador

2021


E-PROCUREMENT: CONCEITOS, MODELOS E FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Referências: GRANDE, Márcia M.; OLHÊ, Enrico A.; RODELLO, Ildeberto A.; GOMES, Erasmo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

O trabalho que servirá como base para a elaboração desta resenha crítica, trata-se de uma revisão bibliográfica relacionada ao tema e-procurement. Motivando-se pela escassez de informações e trabalhos relativos ao tema no pais, o texto busca realizar um levantamento da bibliografia disponível relacionada ao tema. O mesmo aborda o e-procurement devido a identificação de um crescente aumento da inclusão de tecnologias nos processos de compras corporativos e do avanço significativo da importância atrelada ao setor de aquisições das empresas, visando identificar informações sobre o tema tais como: tipos de e-procurement, vantagens e benefícios da ferramenta, fatores críticos para implantação; com o objetivo de compreender a prática nas empresas.

A aplicação de tecnologias associadas ao setor de TIC tem se mostrado de extrema importância na evolução e melhoria das interações na cadeia de suprimentos. Tais tecnologias visam a modernização dos modelos de negociação já utilizados no mercado buscando otimizar as relações de compra e venda, alavancando a produtividade de setores vinculados e inclusive gerando impactos positivos na redução da geração de resíduos sólidos. A partir de uma adoção global, desencadeada a partir do início dos anos 90, a implantação dos sistemas de e-procurement não se limitaram ás empresas privadas, havendo também registros de sua implantação em setores públicos.

A partir do crescimento da adoção de sistemas de e-procurement, verificou-se um aumento significativo da literatura vinculada ao tema. No Brasil, apesar da crescente onda de adoção destes sistemas, a literatura vinculada ao tema é pouco explorada, chegando em 2013 a ter apenas 2 artigos relacionados ao tema disponíveis na base de dados da SciELO. O estudo apresentado na revisão bibliográfica realiza um balanço relacionado ás publicações sobre o tema na coleção principal da Web os Science, utilizando como marco temporal o período entre os anos 2000 a 2015.

No total foram relacionados 231 documentos, destes foi realizada uma triagem e divididos entre diversas áreas de pesquisa relativas ao e-procurement, tais como, engenharia, economia, gerenciamento de operações, etc. Após esta seleção macro, restaram apenas 158 trabalhos. Por fim, considerando a disponibilidade e qualidade dos materiais encontrados, foram selecionados os artigos que dispunham de textos completos chegando a um número de 56 artigos dos quais os autores selecionaram alguns para compor a base teórica do estudo.

 O estudo identificou que os primeiros trabalhos publicados sobre e-procurement datam do ano de 2000 porém, foi a partir de 2008 que houve um aumento no número de publicações. Relacionando-se os temas abordados nos trabalhos avaliados, houve a constatação de um número maior de publicações vinculadas aos métodos de implantação e avaliação do e-procurement, trabalhos estes que versavam desde sua implantação e benefícios atingidos nos setores públicos ao desenvolvimento de ferramentas, plataformas e seus impactos nos setores de compras, afetado de forma incisiva por esta tecnologia.

 A partir da avaliação dos textos elencados, o estudo inicia uma abordagem relacionada ao tema buscando identificar definições, modelos aplicáveis, fatores relevantes de sucesso para empresas, além dos desafios relacionados a sua implantação.

Entre algumas de suas definições, podemos verificar que o e-procurement faz parte das tecnologias atreladas a área de TI, podendo ser considerada, uma ferramenta com capacidade de interação através da internet, que objetiva otimizar os processos de compras corporativas, interação com fornecedores e sua aplicação visa facilitar as transações de B2B quando da aquisição de bens e serviços. Porém, muito além disso, para os autores Tai, Ho e Wu (2010) a doção de e-procurement envolve um escopo muito mais abrangente do que as atividades de compra, abordando temas desde as estratégias de fornecimento e negociação até a coordenação no desenvolvimento de produtos. Tornando desta forma, o e-procurement elemento importante na construção de relações comerciais entre as partes.

No estudo, foram identificadas duas vertentes para definir o e-procurement: Uma como ferramenta de aquisição vinculada ao uso da internet e outra fundamentada na ideia de ferramenta vetor de mudanças das relações corporativas entre compradores e vendedores.

Basicamente, o e-procurement pode ser dividido nos três modelos a seguir: Centrado no fornecedor, centrado no comprador e o E-marketplace.

O modelo centrado no fornecedor visa concentrar as diversas informações para a aquisição de bens, produtos e serviços oferecidos pela empresa prestadora em portais web e disponibilizar o acesso aos potenciais clientes que terão a possibilidade de realizar a solicitação de cotações, pesquisas de produtos, consulta de especificações técnicas, compras etc.  Neste modelo, cabe a empresa prestadora a manutenção das informações e constante atualização do portal.

No modelo centrado no comprador, a empresa contratante reúne em um sistema próprio as informações de diversos fornecedores, realizando nesta lista previamente classificada, as suas pesquisas de compras. Havendo inclusive a possibilidade de integração dessas ferramentas com outros sistemas de gestão já atuantes na corporação.

Já o sistema de e-marketplace realiza um mix de clientes e fornecedores fomentando a junção dessas duas esferas em um único sistema, geralmente gerenciado por uma terceira parte que visa lucrar com as operações de compra e venda além de cobrar, em alguns casos, mensalidades para acesso.

Tais transações abrangem desde compras diretas, vinculadas a produção e matérias primas até compras indiretas como suprimentos e insumos para manutenção a serem utilizados nas empresas compradoras. Estes produtos, podem ter inclusive, mesmo que menos frequentes, grande valor agregado, aumentado os riscos envolvidos no processo de compra, tornando ainda mais importante o controle e interação do processo.

Entre os benefícios considerados com a implantação do e-procurement podemos citar redução de custos na aquisição de materiais, melhor eficiência e enxugamento dos setores responsáveis pela realização das compras nas empresas, melhoria da gestão da cadeia de suprimentos, controle em tempo real dos gastos e melhoria na transparência das relações e descentralização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com