TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Resenha

Artigos Científicos: Modelo Resenha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 3

CIÊNCIA E IDEOLOGIA

(RESENHA)

Universidade Federal do Piauí

2014

CIÊNCIA E IDEOLOGIA

(RESENHA)

Resenha crítica elaborada na Universidade

Federal do Piauí com o objetivo de mostrar

a relação entre ciência e ideologia ao leitor.

Universidade Federal do Piauí

2014

CIÊNCIA E IDEOLOGIA

I-OBRA

FOUREZ, Gerard. Ciência e ideologia, In: A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. p.179-192.

II- CREDENCIAIS DO AUTOR

GERARD FOUREZ, nascido em maio de 1937, é licenciado em filosofia e matemática, doutor em física teórica e professor na Universidade de Namur, onde fundou o departamento de Philosophie de I’homme de science e é também professor visitante da Universidade da Filadélfia. Dentre seus trabalhos destacam-se: La science partisane, Pour une etique de l’enseignement des sciences e Construire une ethique de l’enseignement scientifique.

III- DIGESTO

O presente capítulo foi subdividido em sete subitens (“discursos ideológicos e eficácia crítica da ciência”, “crítica da ideologia pela ciência”, “incapacidade da ciência em esclarecer inteiramente as questões éticas”, “dois graus de véus ideológicos”, “a ciência como ideologia”, “o caráter não consciente e implícito das ideologias e a ética diante das ideologias” e “a ciência varia de acordo com o grupo social?”), no qual o autor explicita de modo bastante claro as várias relações que a ciência pode construir com a ideologia.

Logo no início do capítulo, é colocado como os discursos ideológicos, ainda que tenham lá a sua validade em relação a representar adequadamente o mundo, pecam pelo fato de serem deveras parcial, ou seja, acabam por legitimar um determinado ponto de vista, em detrimento de outros. Com isso, duas situações que seriam à primeira vista semelhantes, podem ter classificações totalmente diferentes, dependendo da ideologia, ou seja, dos critérios adotados no seu julgamento.

A ciência por sua vez, teria a função de criticar a ideologia, em outras palavras, desvendar o que estaria por trás desta última. Sendo assim, por exemplo, quando se fala que o homem é mais inteligente que o macaco, ou que o os países mais ricos exploram os mais pobres, caberia à ciência definir quais seriam o tipo de inteligência ou o tipo de exploração que seriam utilizados como critérios.

Apesar de a ciência ter o caráter de esclarecer os problemas que estão presentes nas ideologias, não é capaz, muitas vezes, de fornecer uma única resposta, caracterizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com