TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda Manual E Eletronica

Casos: Agenda Manual E Eletronica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 3

Uma agenda serve basicamente para nos lembrar de compromissos que devem ser feitos em data, dia e horário específicos ou nos lembrar de projetos que devem ser iniciados no período. Caso contrário, perderemos o compromisso ou não concluiremos o projeto a tempo. Na agenda, por exemplo, devemos anotar as provas a serem feitas, as consultas médicas, o passeio com a esposa no teatro, a data da reunião de escola de nossos filhos e o lembrete para começar a planejar as próximas férias.

Apesar de parecer algo óbvio, o mau uso da agenda é muito comum. Assim, ao invés dela ser nossa aliada para viver na maciota, acaba se tornando um peso, um fato de estorvo em nossas vidas. Causa de estresse, amolação e desespero. Mas fique tranquilo, tudo isso é fruto do mau uso da agenda e tem solução.

Agenda não é lista de tarefas

A função de uma agenda é muito simples: lembrar-nos de compromissos que devem ser feitos ou o perderemos. No entanto, é comum o uso incorreto da agenda como lista de tarefas. Enfim: a pessoa “programa” o que ela gostaria de fazer e escreve isso. Vejamos abaixo um exemplo desse erro comum:O mau exemplo acima é clássico. É o erro mais cometido em relação ao uso da agenda. Tal modelo está totalmente falido. Não é prático, estressa e demanda muita energia para ser mantido. Além disso, ele pode trazer muito desgosto e decepção, o que jamais é bom para nossa autoestima. Basta um resfriado, um telefonema imprevisto, um e-mail “bomba”, um pedido “urgente” do chefe e qualquer outra coisa para arruinar toda a programação diária.

Estresse: a principal causa do estresse é a falta de controle.

Estresse: a principal causa do estresse é a falta de controle.

E o pior: junto com a ruína vem o sentimento de tristeza, fracasso e a inevitável sensação de que “nunca conseguimos ser organizados”. Sem contar o sentimento de que devemos “correr atrás do prejuízo” o qual só gera estresse e tensão. Ou seja: a agenda que deveria tornar nosso dia mais fácil, torna-o um peso, causa de discórdia e falta de motivação. O mau uso da agenda é nosso inimigo tanto em relação aos nossos assuntos pessoais, quanto em relação a como conduzimos nosso trabalho.

Não bastasse isso, o método da listagem demanda muita energia para ser mantido. Imagine todo dia, ao final do dia, você sendo obrigado a parar e a reescrever todas as tarefas que não foram feitas para o dia seguinte? :cry: Além de ser um desperdício de energia, também é um desperdício de tempo, recurso mais escasso que a água no séc. XXI.

No mau exemplo que demos, o único item que deveria constar na agenda é a “Reunião de negócios com o Zé”. Isso se realmente fosse um compromisso que deveria ser realizado naquele dia e hora sob pena de ser perdido.

De qualquer maneira, só devemos colocar na agenda o que realmente vamos fazer num determinado dia e horário. Mais nada. Por maior que seja a tentação de adicionar outros itens.

Mas como saber se devemos colocar um item na agenda?

Simples: se o compromisso tem dia e hora para serem executados e são importantes para você, certamente devem estar na agenda. Compromissos importantes geralmente são os que, caso os percamos, sofreremos uma grande mancha em nossa imagem.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com