TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Artigos Científicos: Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

1-

Wilhelm Wundt nasceu em 1832, na Alemanha.

Com dezanove anos, formou-se em medicina, mas rapidamente se apercebeu de que o seu interesse não era este, tendo-se, então, especializado em fisiologia. Enquanto professor, investiga o modo como se processa a informação sensorial, o que o leva a orientar-se para a psicologia. Na sua obra Contributos para uma Teoria das Percepções Sensoriais, utiliza pela primeira vez a designação de “Psicologia Experimental”.

Tomando como modelo as ciências experimentais, propõe-se constituir a psicologia como uma nova área da ciência objectiva e experimental.

Na obra Princípios da Psicologia Fisiológica, estabeleceu os princípios da psicologia como a ciência experimental independente.

Durante 10 anos, dedicou-se à investigação de uma área da psicologia na qual foi o primeiro investigador sistemático: a Psicologia Cultural. Na sua obraPsicologia Cultural, abordou o desenvolvimento do pensamento humano manifestado na linguagem, nos costumes, nos mitos, nas artes, nas leis e na moral.

Morreu em 1920.

A Consciência:

O objecto de estudo de Wundt era a consciência e os processos mentais. Aconsciência era constituída por várias partes distintas. Para ele, “ a primeira etapa da investigação de um facto deve ser uma descrição dos elementos individuais (…) dos quais consiste”. Tal como os átomos constituem as substâncias químicas, as sensações seriam os elementos simples da mente e da consciência. Mas não aceitava que os elementos constitutivos da mente se combinassem de forma passiva através de um processo mecânico de associação. E aqui diverge dos empiristas e dos associacionistas, com quem só partilha o reconhecimento dos elementos simples como forma de se poder conhecer os processos psicológicos complexos. Para Wundt, os elementos da consciência não eram estáticos: a consciência tinha um papel activo na organização do seu próprio conteúdo.

Era este processo activo de organização que mais interessava a Wundt. Ele considerava que era compatível o reconhecimento dos elementos simples da consciência e a afirmação de que a mente consciente tem capacidade para proceder a uma síntese desses elementos em processos cognitivos de nível mais elevado.

A metodologia a seguir deveria partir dos elementos básicos dos processos conscientes.

As sensações e os sentimentos:

Os elementos simples que constituem a consciência eram as sensações e os sentimentos. As sensações ocorrem sempre que um órgão dos sentidos é estimulado e esta informação é enviada ao cérebro. O sentimento é a componente subjectiva da sensação. Assim, uma sensação pode ser acompanhada de um sentimento de alegria ou tristeza, como acontece, por exemplo, com as cores (sensação visual). Ele decidiu submeter a sua turma a uma experiência: Levou para a sala de aula um metrónomo, e registou as reacções dos seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com