TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica: A Pesquisa No Campo Da Comunicação Social: Mais Um Olhar

Ensaios: Analise Critica: A Pesquisa No Campo Da Comunicação Social: Mais Um Olhar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 2

Analise Critica: A pesquisa no campo da comunicação social: Mais um olhar

A Pesquisa no Campo de Comunicação Social faz com que possamos detectar novas oportunidades de negócios, nos traz uma visão geral do mercado de atuação, destaca oportunidades e ameaças e também definir o grau de satisfação dos clientes.

“Que força é essa conhecida como comunicação?”

O autor nos indaga, sobre o ato de se comunicar, afirma que se todos soubessem o quanto a comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais critica e exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na sociedade, isso em 1992, sim o mundo vem mudando, e esta afirmação é valida nos dias de hoje.

Livrar-se de uma dúvida buscar ma resposta já é um processo investigativo. (Santaella, 2001, p. 112)

A pesquisa é uma ferramenta essencial desenvolvermos planos de ação e estratégias. Ao ler o artigo, conseguimos compreender que a investigação nos traz o conhecimento sobre o potencial de mercado, e todos os pontos de contato com o cliente que necessitam ser monitorados para um gerenciamento eficaz desse relacionamento.

Muitas disciplinas na pós-graduação exigem a análise crítica de artigos científicos. Por isso, atendendo a pedidos, coloco aqui um roteiro que pode ser útil nesta tarefa. Lembrando que este roteiro é apenas um ponto de partida, e que itens podem ser incluídos ou excluídos conforme a necessidade ou interesse, e que talvez seja necessário realizar algumas modificações para determinadas áreas.

1. Introdução: Situar o contexto (o que o artigo aborda, para que público ele está direcionado) e definir os objetivos deste artigo. Descrever sucintamente o conteúdo deste artigo.

2. Autor(es): Nome, idade, instituição onde trabalha/pesquisa, formação, quantidade/qualidade dos trabalhos publicados, projetos envolvidos, áreas de interesse, e-mail e home-page dos autores do artigo.

3. Estrutura do Artigo: Descrever qual o formato utilizado (abstract, introdução, …). Identificar se foram usadas tabelas, gráficos, desenhos, figuras, fórmulas matemáticas, definições, teoremas, provas formais, anexos, apêndices (se estes foram referenciados e explicados no texto do artigo, e se os mesmos estão legíveis, com todos os símbolos definidos). Explicar o objetivo de cada um destes itens.

4. Atualidade do Tema: Procurar sintetizar em poucos parágrafos a relevância e a atualidade do tema explorado.

5. Referências utilizadas pelo autor do artigo: Levantar as referências (bibliográficas ou não) utilizadas. Analisar o número e a quantidade das referências. Elas são clássicas? São importantes? Tipo de veículo onde foram publicadas (revistas, congressos, web, relatórios internos). O autor faz citações de si mesmo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com