TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise critica acerca da contribuição dos fundamentos de gestão no exercício profissional do A.Social

Por:   •  26/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Analise critica acerca da contribuição dos fundamentos de gestão no exercício profissional do A. Social.

A profissão de Assistente Social consolidou-se e vem avançando por meio de conquistas e de novas responsabilidades profissionais. Entre outras seu ingresso no campo da formulação de gestão , política publica, plano, programas e projetos sociais.

Frente a essa evolução e da complexidade presente nos processos sócio-políticos, o Serviço Social ampliou seu campo de atuação; Passou, a conceber as Políticas Sociais como mediação importante para efetivação de defesa dos direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora, efetivamente com as diversas manifestações da questão social; e ao elaborar um plano estratégico o objetivo é fornecer direcionamento a ser seguido por toda a organização, identificando responsabilidades, garantindo eficiência e oferecendo meios para medição do sucesso da estratégia de modo que visa o alcance dos objetivos institucionais e a maximização dos resultados.

Novos espaços de trabalho permitiu um reconhecimento técnico e político do exercício profissional do Assistente Social como um profissional que tem conhecimentos para desenvolver sua atuação com respostas eficientes às demandas. E a gestão social não é apenas mais uma inovação com novas tecnologias de gestão, mas sim uma gestão democrática que seja capaz de construir uma nova cultura política, organizacional e gerencial.

Referindo à gestão social pública, onde os Assistentes Sociais respondem como gestores das políticas sociais, eles têm a possibilidade de modo mais significativo aos direitos da classe trabalhadora e tem a necessidade da participação popular, no entanto, como trabalhador do Estado, este também é requisitado para representá-lo nos seus interesses e defendê-lo.

De acordo com Carvalho:

A gestão social não pode ser resumida a um simples sistema de gerenciamento, ela se apresenta de forma mais ampla e complexa, pois supõe uma postura filosófica, política e ideológica profundamente relacionada com a dimensão econômica, política e social. Nela é definida a direção, a natureza da ação que requer conhecimentos técnicos e administrativos, ainda, supõe a permanente análise dos contextos interno e externo. (Carvalho, 1999)

Texto de Referência: Formulação, administração e execução de políticas públicas

Autor: Joaquim Barata Teixeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com