TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Crítica- Caçadas De Pedrinho

Artigo: Analise Crítica- Caçadas De Pedrinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 2

O Livro caçadas de Pedrinho é uma história de aventura, em que Lobato mostra a que ponto pode chegar a inocência e a coragem de uma criança, em achar que são invencíveis e de que nenhum mal pode chegar até elas, muitas nem sabem o que é isso, e como na história de As caçadas de Pedrinho as crianças são capazes até mesmo de matar um animal feroz tão facilmente, é claro que no livro os meninos do Sítio de Dona Benta conseguem, em um golpe de sorte, mas conseguem, afinal se tratando de um livro infantil as crianças não poderiam ter um final tão trágico à ponto de serem comidas por uma onça.

É algo de se observar que mesmo se tratando de um livro infanto-juvenil Monteiro Lobato não abre mão de uma boa escrita, de uma escrita que seja boa para todas as idades, não é uma linguagem boba ( como muitos autores acham que devem ser para atingir o publico infantil ).

Mas existem dois fatos importantes que causam polêmicas no livro de Monteiro Lobato, a primeira é a questão de que na história tem a caçada à um animal silvestre, ou seja selvagem, que hoje é proibido no Brasil pelo IBAMA( Instituto Brasileiro de Meio Ambiente ).

Outra fator de muita polêmica (e o mais polêmico) é o do racismo, pois no livro há algumas expressões racistas contra personagens como Tia Nastácia. São expressões que vistas nos dias de hoje, são muito fortes como por exemplo “Trepou como um macaco de carvão”, “negro também é gente, Sinhá”.

Ambos os fatores de polêmica do livro As caçadas de Pedrinho são assuntos que devem ser tratados com cuidado, para que não se passe uma mensagem errada, porém como característica do pré-modernismo Monteiro Lobato transmitia em suas obras (E em caçadas de Pedrinho não poderia ser diferente) acontecimentos da sociedade em que vivia, ele passava a mensagem do um Brasil real, e o país ainda sofria muito com o racismo que ainda era muito forte na época, ainda hoje temos caso de racismo, mas não como em 1933.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com