TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Literária O Espelho

Monografias: Analise Literária O Espelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  12.162 Visualizações

Página 1 de 3

PROPOSTA DE ANÁLISE DO CONTO “O ESPELHO” DE MACHADO DE ASSIS

PERSONAGENS:

Jacobina: Um homem de 45 anos, de origem humilde que conseguiu aos 25 anos ser nomeado alfares da guarda nacional.

D. Marcolina: Tia de Jacobina, viúva do Capitão Peçanha, que morava a muitas léguas da vila, num sítio escuro e solitário, que desejava muito ver seu sobrinho.

Cunhado da D. Marcolina: Morava com D. Marcoline

Escrevos: Viviam no sitio de dona Marcolina, e acabaram fugindo dali no decorrer do conto.

CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DO CONTO: ALMAS

O conto destaca muito a palavra “almas”, onde o personagem principal fala muito sobre alma interior e exterior, e afirma que toda criatura humana carrega consigo elas.

ENREDO

No conto “O espelho” o autor Machado de Assis apresentou uma nova teoria da alma humana, onde conta que carregamos com nós duas almas, uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro.

ESTRUTURA

Toda a trama acontece no sítio de D.Marcolina. O sítio é escuro e solitário, onde ali vivem D.Marcolina, seu cunhado irmão do finado Peçanha e os escravos. No quarto onde se hospedava o “senhor alfares” como costumavam chamar Jacobina, D. Marcolina mandou por um grande espelho, obra rica e magnífica, que dosteava do resto da casa, cuja mobília era modesta e simples. O espelho estava naturalmente muito velho, mas via-se-lhe ainda o ouro, comido em parte pelo tempo, uns delfins esculpidos nos ângulos superiores da moldura, uns enfeites de madrepérola e outros caprichos do artista, tudo velho, mas bom

O PROBLEMA

A complicação começa quando D.Marcolina recebe uma notícia grave; uma de suas filhas, casada com um lavrador residente dali á cinco léguas, estava mal e à morte. Então D.Marcolina arma uma viagem para visitar sua filha e leva com ela seu cunhado, deixando Jacobina só com os escravos tomando conta da casa. Então ali começa uma frustração de Jacobina a respeito da vida.

O CLÍMAX

O clímax da narrativa ocorre quando Jacobina espera sozinho e ansioso pelo cunhado de D.Marcolina, para lhe dar a notícia de que os escravos do sítio haviam fugido.

O DESFECHO

O desfecho, o encanto daquele momento termina quando o vizinho bate na janela, chamando Nogueira à Missa do Galo. Daquele dia em diante, nunca mais Nogueira conversou ou escreveu para Conceição. Restou-lhe somente a imagem do balanço do corpo de Conceição, enfiando-se pelo corredor, pisando mansinho, e sumindo de sua vida, deixando na lembrança de 3

O FOCO NARRATIVO

Conto narrado em primeira pessoa: “Fiquei triste por causa do dano causado á tia Marcolina...”

ANÁLISE DOS PERSONAGENS

No conto há quatro ou cinco cavalheiros debatendo questões de alta transcendência. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com