TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENTIDO LITERAL E LITERÁRIO DA BROCHADA: ANÁLISE DA CRONOLOGIA HISTÓRICA, FILOSÓFICA E LITERÁRIA NA OBRA BROCHADAS: CONFISSÕES SEXUAIS DE UM JOVEM ESCRITOR, DE JACQUES FUX.

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS POSSE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS

MÁRIO FERREIRA DO NASCIMENTO FILHO

O SENTIDO LITERAL E LITERÁRIO DA BROCHADA: ANÁLISE DA CRONOLOGIA HISTÓRICA, FILOSÓFICA E LITERÁRIA NA OBRA BROCHADAS: CONFISSÕES SEXUAIS DE UM JOVEM ESCRITOR, DE JACQUES FUX.

POSSE – GO

2016



MÁRIO FERREIRA DO NASCIMENTO FILHO

O SENTIDO LITERAL E LITERÁRIO DA BROCHADA: ANÁLISE DA CRONOLOGIA HISTÓRICA, FILOSÓFICA E LITERÁRIA NA OBRA BROCHADAS: CONFISSÕES SEXUAIS DE UM JOVEM ESCRITOR, DE JACQUES FUX.

Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Posse para obtenção de conceito na disciplina Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Literários sob orientação do professor Mestre Alcemir Pinheiro Ribeiro.

POSSE – GO

2016


SUMÁRIO

[pic 1]

1 TEMATIZAÇÃO -------------------------------------------------------------------------------[pic 2]

2 LINHA DE PESQUISA ----------------------------------------------------------------------- [pic 3]

3 OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------[pic 4]

        3.1 Geral ----------------------------------------------------------------------------------[pic 5]

        3.2 Específicos -------------------------------------------------------------------------- [pic 6]

4 JUSTIFICATIVA ------------------------------------------------------------------------------- [pic 7]

5 PROBLEMATIZAÇÃO -----------------------------------------------------------------------[pic 8]

6 HIPÓTESES ------------------------------------------------------------------------------------[pic 9]

7 REFERENCIAL TEÓRICO ------------------------------------------------------------------[pic 10]

8 METODOLOGIA -------------------------------------------------------------------------------[pic 11]

9 CRONOGRAMA -------------------------------------------------------------------------------[pic 12]

10 RESULTADOS ESPERADOS -------------------------------------------------------------[pic 13]

11 REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------



1 tematização

O projeto de Pesquisa apresentado aborda como tema a modelagem matemática como alternativa de ensino para o Colégio Estadual do Povoado Barreiro. Uma vez que a mesma chama atenção dos alunos, tornam as aulas menos monótonas, mais dinâmicas e há uma interação maior entre os alunos e com o docente, tornando a aprendizado satisfatório. Serão analisadas quais contribuições essa metodologia pode oferecer e quais obstáculos impedem de torna-la presente na escola.

A modelagem matemática como metodologia de ensino apresenta-se como um método eficaz na construção de um ambiente de aprendizagem que insere a realidade do cotidiano do aluno no contexto escolar, promovendo um maior significado as atividades propostas, obtendo maior e melhor a participação dos discentes com o conteúdo, estimulando-os a um conhecimento mais crítico e significativo em relação à disciplina de matemática. A escola é um espaço ideal para a formação do cidadão e exercício da cidadania, cabe ao professor o papel de relacionar o conteúdo matemático com o cotidiano, para assim formar educandos em sujeitos ativos, criativos, participante que saibam como demonstrar o senso crítico, mediante as situações que lhe fizerem presentes.

Ensinar matemática através da modelagem matemática propõe um novo paradigma que transcende o ensino tradicional e demanda, portanto, a construção de novos conceitos e praticas pedagógica que respondam as necessidades tanto de alunos quanto de professores. A escola precisa de discentes interessados e docentes que aceitem projetos que transformarão o ensino aprendizagem. O uso da modelagem matemática auxilia na construção do conhecimento, sendo uma ferramenta eficaz utilizada na educação, que poderá geram ambientes matematizados onde se podem experimentar novas ideias e disponibilizá-las em diferentes contextos. As instituições de ensino não têm como papel apenas a transmissão de conhecimento, mas de interação em parceria com a sociedade, permitindo que os discentes tenham chances de participar de novas e diferentes formas de construir aprendizagem.

A modelagem matemática torna-se um suporte possível para o docente, sendo uma maneira de fazer-se o ensino da matemática mais atraente e agradável, dando maios ênfase ao processo levando o educando a compreender os conceitos matemáticos e os resultados de forma mais significativa favorecendo, portanto, a valorização do aluno pelo saber matemático. Porem, alguns professores são resistentes ao uso de novas metodologias em seus planejamentos, às vezes por desconhecimento, por enxergarem a modelagem como algo difícil para trabalhar ou porque o programa curricular é extenso. A escola tem em suas mãos uma grande ferramenta para a transformação social e aos educandos cabe o desafio de indicar caminhos.

3 Objetivo Geral

Analisar a viabilidade da utilização da Modelagem Matemática como alternativa ao ensino/aprendizagem de Matemática para o Colégio Estadual do Povoado Barreiro.

4 Objetivos específicos

  • Investigar quais concepções os professores da disciplina possuem sobre Modelagem Matemática;
  • Apresentar aos professores de Matemática do Colégio Estadual do Povoado Barreiro uma nova proposta metodológica com possibilidades de promover uma aprendizagem significativa do conteúdo de Função Afim e da Matemática em um âmbito geral;
  • Conhecer as dificuldades encontradas pelos professores na implementação da Modelagem Matemática como metodologia na sala de aula.
  • Compreender como se dá o uso da Modelagem aplicada a pratica pedagógica e uma escola do meio rural;
  • Refletir sobre o uso da modelagem matemática como um fator motivacional para uma participação mais ativa de alunos no processo ensino aprendizagem.

5 Justificativa

Baseando na dificuldade em que os alunos apresentam em reconhecerem a Matemática como uma disciplina essencial para a cidadania, o presente Projeto refere-se utilização da Modelagem Matemática como alternativa de ensino para o Colégio estadual do Povoado Barreiro baseando na concepção de que a realidade do cotidiano deve ser inserida no contexto geral da educação dos alunos, considerando fundamental que se desperte no discente o interesse pela Matemática por meio de uma orientação segura e correta, contribuindo para o desenvolvimento de um indivíduo crítico, participativo e autônomo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com