TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia, Ética E Cultura.

Pesquisas Acadêmicas: Antropologia, Ética E Cultura.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  333 Visualizações

1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

Dimensão biológica – essa dimensão refere-se toda a materialidade corpórea de que somos constituídos, o corpo com seus vários sistemas: circulatório, respiratório, digestivo, endocrinológico, neurológico, e outros.

Dimensão psíquica - refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades,necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.

Dimensão social – refere-se aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais. Esta dimensão inclui, necessariamente, a interação e, consequentemente, todos os fenômenos que acontecem na interação entre pessoas e grupos. As necessidades de associação, de uma vida social estão aqui incluídas.

Dimensão espiritual - é uma noção interna de transformação da forma de vida conhecida para outro plano que é intuído, mas nem sempre claro para as pessoas. A espiritualidade pode ser desenvolvida através de alguns caminhos entre os quais a religião, a meditação, a reflexão, o esoterismo, a ação.

2) Análise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui

para o seu autoconhecimento.

As dimensões contribuem nas necessidades, satisfações e no funcionamento do ser humano, pois o tempo todo o homem se comporta segundo a junção das dimensões. As dimensões estão interligadas e funcionam como meio comunicantes e as emoções tem uma ligação direta com o aspecto físico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com