TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da NBR 08545-1984

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Para executar uma Alvenaria é necessário seguir as normas técnicas. Existem dois tipos de juntas as de amarração e as a prumo. Juntas de Amarração é o sistema de assentamento dos componentes de alvenaria no qual as juntas verticais são descontinuas e Juntas a Prumo é o sistema de assentamento dos componentes de alvenaria no qual as juntas verticais são contínuas. Ligação é a união entre alvenaria e Componentes da estrutura (pilares, vigas, etc).

Para a execução das alvenarias podem ser utilizados tijolos ou blocos cerâmicos que devem atender, respectivamente, as especificações das NBR 7170 e NBR 7171. As paredes devem utilizar ao máximo de componentes cerâmicos inteiro, o assentamento desses componentes deve ser executado com juntas de amarração.

Na alvenaria com Juntas a Prumo é obrigatória à utilização de armaduras longitudinais, situadas na argamassa de assentamento, distanciadas cerca de 60 cm, na altura. Recomenda-se chapiscar a face da estrutura (lajes, vigas e pilares) que ficam em contato com a alvenaria.

As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas no mínimo 24 horas após a impermeabilização destes, no caso de alvenaria em blocos de vedação os mesmos não devem ser usados com furos na vertical e no sentido transversal ao piano em parede, com exceção em disposições construtivas particulares.

A execução da alvenaria deve ser iniciada pelos cantos principais ou pelas ligações com quaisquer outros componentes da edificação.

Deve-se utilizar o prumo de pedreiro para o alinhamento vertical da alvenaria (prumada). Os vão de esquadria, portas e janelas devem atender as medidas e localização prevista no projeto especifico; As folgas existentes entre a alvenaria e a esquadria devem ser preenchidas com argamassa de cimento e areia. Juntas de Assentamento devem ser plásticas e ter consistência para suportar o peso dos tijolos e mante-los no alinhamento devem ser preparadas em quantidade adequadas a sua utilização para evitar a perda da platicidade e de consistência.

Cabe a fiscalização da obra a inspeção e o recebimento das alvenarias. Todas as alvenarias devem ser inspecionadas conformes critérios indicados na Norma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com