TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquisição Da Linguagem

Artigos Científicos: Aquisição Da Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  4.299 Palavras (18 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NORMAL SUPERIOR

Roberta Falcao

DESVIOS NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Frederico Westphalen

2007

Roberta Falcao

DESVIOS NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito final para a obtenção do título de licenciado em Normal Superior.

Orientador: Prof. Ms.Fábio Goulart de Andrade

Frederico Westphalen

2007

FOLHA DE DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

Agradeço a...............................................................

Folha com as coisa do resumo

Palavras- chaves

FOLHA SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade conhecer os desvios a linguagem, apresentados por crianças em idade de alfabetização, durante o processo de aquisição da mesma, analisando assim suas possíveis causas e fornecendo subsídios teóricos para melhor interagir com os alunos. Como educadores de séries iniciais é necessário que conheçamos o desenvolvimento da língua oral na idade em estudo, já que o falar, o ler e o escrever estão interligados no processo de aprendizado da criança.

Como educandos de classe de Educação Infantil e Alfabetização, é grande a nossa preocupação com o desenvolvimento lingüístico do aluno. Todos os anos ingressam nas nossas salas de aula com algum tipo de desvio de linguagem e muitas vezes sentimo-nos desamparados, pois não temos profissionais que possam atendê-los e nos direcionar para que nós educadores também possamos ajudar de maneira correta esses alunos, sem lhes causar nenhum dano ou trauma no seu aprendizado. É de suma importância abordarmos este assunto, para que possamos adquirir um conhecimento mais amplo sobre o processo de aquisição da linguagem. Desta forma, talvez seja possível amenizar as dificuldades encontradas e orientar os pais, mostrando a importância da área do desenvolvimento da linguagem, proporcionando, assim, ao aluno, um desenvolvimento adequado em relação a sua expressão oral.

OBJETIVOS

 Pesquisar, identificar e analisar os desvios da linguagem na fala de crianças em idade de alfabetização.

 Abordar os diferentes desvios no processo de aquisição da linguagem em crianças em idade de alfabetização.

 Conhecer suas possíveis causas, buscando alternativas para que o professor de séries iniciais possa auxiliar seu aluno no desenvolvimento da fala;

1 TEORIAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Tendo deparado-nos com alunos que apresentam desvios articulatórios de linguagem no processo de aquisição da linguagem, procuramos buscar um estudo mais aprofundado sobre o assunto, para esclarecer dúvidas a respeito das causas que levam uma criança a apresentar dificuldades na fala e como nós, educadores, podemos auxiliar no seu desenvolvimento.

Abordaremos neste trabalho, o que alguns teóricos apresentam, citamos em primeiro lugar, a corrente behaviorista (ambientalista). Esta propõe que o processo de aquisição da linguagem se dá a partir da exposição ao meio em que a criança está inserida e seu bom desenvolvimento é decorrente de mecanismos comportamentais: reforço – resposta.

Skinner (1957), psicólogo que apresentou grande influencia no behaviorismo, propõe:

“[...] enquadrar a linguagem na sucessão e contingência de mecanismos de estímulo – resposta – esforço, que explicam o condicionamento e que estão na base da estrutura do comportamento.” (MUSSALIN & BENTES, 2001, p. 206).

Já o teórico Chomsky (1959), adota uma postura inatista, propondo que:

“[...] A linguagem, específica da espécie, dotação genética e não um conjunto de comportamentos verbais, seria adquirida como resultado do desencadear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com