TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Sustentável

Artigo: Arquitetura Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar a Arquitetura sustentável em escolas, suas vantagens e o que ela pode causar aos seus usuários, de acordo com o que se percebe do lugar.

Tendo como objetivo apresentar a importância do uso consciente dos recursos naturais para os alunos, a fim de promover a educação ambiental.

Além disso, apresentar os ambientes com suas adaptações construídas, que consistirão em acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e nas adequações dos materiais construtivos para que um edifício se torne sustentável.

Palavras - chave: Escola, Arquitetura Sustentável, Percepção ambiental.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO05

1.1 Tema05

1.2 Problemática05

1.3 Objetivo Geral06

1.4 Objetivos Específicos06

2 -CONCEITUAÇÃO E DESCRIÇÃO DO TEMA - JUSTIFICATIVA06

2.1 - CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE O TEMA – HISTÓRICO.....................06

3- REPERTÓRIO ARQUITETÔNICO07

3.1 -LOCAL DA INTERVENÇÃO08

3.2 - CONFORTO CLIMÁTICO11

3.3 - CONFORTO VISUAL12

3.4 - ACESSIBILIDADE12

3.5 -SUSTENTABILIDADE13

3.6- REAÇÃO DOS USUÁRIOS15

CONCLUSÃO17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS18

1. INTRODUÇÃO

O tema apresentará aspetos funcionais e construtivos dos ambientes escolares e seus programas de necessidades. Além de assuntos referentes à sustentabilidade e o devido uso dos recursos naturais. Examinando projetos formais e de interiores para modelos de implantação em escolas. Verificando tecnologias atuais usadas neste tipo de edifício, ressaltando as reações sensitivas e perceptivas dos usuários nas áreas destinadas à educação ambiental e relacionando o impacto desta construção em sua localidade.

Para um projeto de uma escola sustentável com ênfase na percepção e comportamento dos usuários, é preciso o uso de vários fatores, dentre eles, funcionalidade, conforto visual, conforto climático, conforto acústico, a influência das cores, da forma, iluminação e o paisagismo. Além disto, o auxílio das normas técnicas e legislações para construções.

1.1. TEMA

A abordagem principal deste trabalho será sobre a arquitetura sustentável em escolas, sua funcionalidade e a influência dos materiais utilizados, juntamente com sua estética geral, no comportamento humano.

O conceito de uma construção sustentável, e a partir de quando se iniciou o seu uso em escolas no Brasil. Fazendo um comparativo entre os itens de análise.

1.2. PROBLEMÁTICA

Ao executar um projeto para uma escola sustentável, é necessário enfatizar o seu impacto em seus usuários?

1.3. OBJETIVO GERAL

Ao se dimensionar um projeto de uma escola, perceber as diferenças usuais de seus elementos construtivos, entre sustentáveis ou não, e seus benefícios.

1.4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao se realizar um projeto arquitetônico sustentável de uma escola, perceber as reações que os materiais utilizados podem causar aos usuários.

Analisar projetos relacionados ao tema, considerando a funcionalidade e as melhores formas se para projetar escolas, respeitando a legislação vigente.

2. CONCEITUAÇÃO E DESCRIÇÃO DO TEMA – JUSTIFICATIVA

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, uma construção sustentável é definida como “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”.

Este estudo tem como propósito despertar o interesse sobre o conhecimento a cerca de sustentabilidade, economia e tecnologia em uma construção para aprendizagem e lazer.

Justifica-se no campo acadêmico - científico pela contribuição de uma formação aumentando o conhecimento do autor no que se refere a projetos de escolas sustentáveis, através desta pesquisa científica com a possibilidade de ser fonte de consulta para posteriores trabalhos ou mesmo complementos.

Para o profissional, justifica-se por induzir ao conhecimento para as funcionalidades, conforto visual, conforto climático, conforto acústico, a influência das cores, da forma, iluminação e o paisagismo nos projetos, onde poderão usar as técnicas assim propostas nesta pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com