TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Representação Gótica

Por:   •  14/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Pintura

Desenvolvida nos séculos XIII, XVI e começo do século XV, a pintura gótica tem como princípio a produção principalmente para fins religiosos como recursos didáticos para o ensinamento do cristianismo para a população analfabeta. O divino muito representado nessa arte ocupava destaque por esse motivo.

Pintores desenvolviam novas percepções e métodos de trabalho que para que o realismo fosse cada vez maior, sendo assim sua principal característica em suas representações.

Com característica mais evidente ao naturalismo, aproximando-se da imitação da natureza se desprendia assim dos conservadores da arte românica.

A representação de imagens sobre uma superfície era praticada com quatro técnica principais:

Pintura Mural

Realizada em paredes, principal de meio narração de histórias religiosas.

Basílica de Assís, na Itália

Vitrais

Assim como na pintura mural, também narram histórias religiosas. Mas com o surgimento dessa técnica permitiu-se a entrada de luz e cor dentro das grandes catedrais, tendo assim um ambiente sereno e iluminado. As cores e translucidez eram obtidas através do derretimento do vidro em fornalha com acréscimo de produtos químicos.

Vitrais da Catedral de Beauvais, norte da França, detalhe

Pintura sobre Madeira

Essa técnica traz o desaparecimento das pinturas dos muros das grandes catedrais na Europa. Representada principalmente em altares.

Altar de São Lourenço, Basílica de Nossa Senhora dos milagres, Ágreda, Soria.

Manuscritos ilustrados ou Iluminuras

A Iluminura destaca-se na utilização nos manuscritos religiosos, tinham a intenção de retratar os sentimentos humanos. Essa arte era limitada aos poucos que possuíam acesso as obras originais ou copiadas. Os artistas que as ilustravam ficaram tão habilidosos que essas ilustrações acabaram influenciando pintores da arte gótica.

Exemplo de uma página com Iluminura.

A pintura gótica caracteriza-se muito por uma técnica utilizada pelos artistas chamada têmpera, que consistia em utilizar como aglutinante clara de ovo ou cola juntamente com os pigmentos e corantes. Uma novidade na última fase do gótico é trocar o aglutinante por azeite, dando lugar assim a pintura a óleo, que se tornou popular nos séculos XV e XVI dando um ponto de partida para a arte renascentista, começando também a ilusão de profundidade em superfície muito percebida no Renascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com