TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características da Obra Brás Cubas

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Tempo psicológico – não segue uma ordem linear, permitindo o autor contar a historia da forma que lhe convém, Brás também é um defunto autor, assim, é grosseiro, vulgar e deseducado, mas quem vai punir um defunto ?

Leitor incluso – o narrador provoca, ilude e desconcentra o leitor, ele ironiza sua expectativas e faz reflexões metalinguísticas, usada para critica a estrutura das narrativas tradicionais e questionar o processo de criação da literatura

Romantismo- está presente nas paixões e amores de Brás, mesmo que ele ironize e destrua todas as suas ilusões amorosas

Antecipação modernista – estrutura fragmentada , gosto pelo elíptico e postura metalinguística

Procedimentos impressionistas – ruptura com a linearidade e a recreação do assado através da memória

Brás cubas – defunto – autor e protagonista.

Virgilia – casada com lobo neves- político q deseja a gloria e ela é retratada de duas forma na obra, a exuberância juventude e a corroída pela velhice , é movida pelo desejo de ascensão social , perde a distinção entre o bem e o mal vivendo tranquilamente com seu marido e seu amante.

Quincas Borba - idealizador do Humanitismo. Aparece em três momentos no romance: o colega de Brás , o mendigo e o filósofo e pleno da sabedoria Humanistas.- não há morte, há vida, porque a supressão de uma é princípio universal e comum. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação

Machado de Assis – ele está a frente de seu tempo, é como ele buscasse transmitir uma forma de encarar o mundo, mostrando que a solidariedade está se perdedo conforme a humanidade se acomoda, porem esses comentários são sutis e quase passam despercebidos pela obra.

Ela divide em duas partes – romantismo e realista, mesmo sendo a primeira obra realista do Brasil, ele se distancia um pouco dos realistas, pois eles dependem de um certo determinismo e uma causa, machado não procura causas muito explicitas para a explicação dos personagens e situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com