TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências da Natureza

Por:   •  4/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE FILOSOFIA

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Escola: Estadual Professor Caetano Azeredo

Sala: 2ºB

INTEGRANTES DO GRUPO

Nomes:                                                                Nº:

Ana Clara Santos                                        02

Ana Luisa Lacerda                                        03

Christopher Vieira                                        10

Enya Canhestro                                                12

Henrique Santana                                        17

Kamila Polyana                                                19

Marcelly Luize                                                22

Mariana de Oliveira                                        25

Kamila Suellen                                                32

CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS

Augusto Comte classificou as ciências segundo dois critérios interdependentes.

  • O critério de generalidade decrescente e de complexidade crescente:

Os objetos de estudo das primeiras ciências são mais genéricos e mais simples do que os objetos das ciências subsequentes, que se tornam mais concretos e complexos.

  • O critério histórico:

A classificação também obedece à ordem histórica do aparecimento das ciências, ou seja, a sequencia em que os ramos do conhecimento foram se libertando das explicações teológicas, metafísicas e se tornando positivas: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia e Sociologia.

Esta classificação implica em que uma ciência qualquer, por exemplo: a Biologia, não poderia ter surgido como ciência, sem que a anterior, no caso, a Química, se tivesse tornado positiva.

Assim, após a Biologia ter alcançado plenamente a positividade, chegara à vez, em meados do séc. XIX, de os estudos sobre a sociedade abandonarem os preconceitos teológicos e metafísicos, para se transformarem numa física social, a Sociologia, com aplicação dos métodos de observação, experimentação, comparação e filiação histórica.

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

[pic 1]A investigação cientifica era restrita inicialmente pela física e pela astronomia, depois de certo tempo ela se universalizou servindo principalmente de modelo e inspiração para outras ciências particulares, que se destacavam levemente do corpo da filosofia natural (e a parte da filosofia que trata do conhecimento das primeiras causas e principalmente do mundo material).

[pic 2]A investigação cientifica adotava medidas em que a ciência se tornava independente, com isso houve a necessidade de uma classificação de ciências formais, ciências da natureza ou naturais e ciências humanas ou culturais.

Ciências formais: Matemática e lógica

Ciências da natureza ou naturais: física, química, biologia, geologia, geografia e etc.

Ciências humanas ou culturais: psicologia, sociologia, ciências culturais, economia, historia, geografia humana linguística, etnologia e etc.

MÉTODO EXPERIMENTAL

O método experimental passa pelas seguintes etapas: A observação, a hipótese, a experimentação, a generalização (lei) e a teoria.

[pic 3]

  1. Observação cientifica: 
  • Rigorosa
  • Metódica
  • Precisa

Certas observações só são possíveis serem feitas com o uso de nossos sentidos, já em outras pode ser que precisamos de instrumentos como microscópio, termômetros, objetos que nos darão um resultado com mais precisão e objetividade. É como medir a temperatura. Para alcançarmos um resultado preciso utilizamos um termômetro, ou como exemplo, podemos ter duas pessoas que observam a mesma paisagem e a fotografam, elas terão visões e entendimentos diferentes, uma frisará um ponto e a outra pessoa, outro ponto.

  1.  Hipótese:

A hipótese tem a função de propor uma solução, sendo assim, seu papel é organizar fatos e tentar explica-los. Sua formulação não depende de procedimentos mecânicos (como na fase de observação), mas sim da engenhosidade, onde há uma iluminação súbito sendo assim um processo de invenção e descoberta.

  1. Experimentação

É o processo de observação provocado para controle da hipótese que proporciona variadas condições de observação, por que:

  • Permite repetir o fenômeno estudado.
  • Permite a variação de condições na hora do experimento.
  • Permite tornar mais lento ou mais rápido os fenômenos (como o plano de Galileu que tornou possível observar a queda dos corpos).
  • Amplificação dos fenômenos (para estudo da variação de volume, pressão e gases).

Nem sempre a experimentação é simples ou viável, quando a experimentação desmente a hipótese, o que acontece muito, o cientista deve buscar por outra hipótese.

  1. Generalização (leis)

Após todo o processo, a análise nos leva a criação de leis que descrevem regularidades e/ou normas. Essas leis podem ser de dois tipos: Leis Empíricas ou Leis Teóricas.

  • Leis Empíricas: são para casos particulares como, por exemplo ''o calor que dilata os corpos''.
  • Leis Teóricas: são para casos mais gerais, que unem varias leis sobre uma perspectiva mais ampla como ''a teoria da gravitação universal''.

Karl Popper e a Falseabilidade

                   

        O conhecimento científico permitiu com que a humanidade avançasse mais em dois séculos do que nos quatro mil anos anteriores. Adotou-se a crença de que tudo poderia ser explicado pela ciência, e que deveria ser colocada acima de todos os outros modos do saber. A possibilidade de uma teoria ser negada constituía para o filósofo a própria essência da natureza científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com