TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dicas de Redação

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

Dicas

Você tem só 28 linhas na sua redação! Acredite: isso é pouco!

Minha sugestão é ter algo parecido com esse esqueleto aqui:

  • Título
  • 5 linhas de introdução ao tema
  • 6 linhas do primeiro argumento
  • 6 linhas do segundo argumento
  • 6 linhas do terceiro argumento
  • 5 linhas de conclusão

Esse tipo de estrutura sempre funcionou superbem para mim, até porque me ajuda a organizar meus pensamentos na hora de fazer o rascunho e depois passar a redação para o papel oficial. É claro que eu faço algumas adaptações, quando preciso. Não é necessariamente sempre essa quantidade de linhas, mas é importante tentar manter esse equilíbrio.

Se o tema for cotas raciais, por exemplo. Vou pegar sua redação e dar meu toque glamourizador.

  • 5 linhas de introdução ao tema: trazer contexto histórico + apresentar os argumentos para defender ou questionar a legitimidade das cotas + trazer uma metáfora.

No Brasil, o sistema escravista aliava a servidão e o aprisionamento às questões étnico-raciais, com escravos majoritariamente “não-brancos”. O sistema de cotas é hoje uma forma de dirimir a desigualdade social, consequência da História. Porém, a superficialidade, a política e a sustentabilidade podem fazer com que essa solução seja entendida como “tapar o sol com a peneira”, ignorando problemas muito mais profundos.

Os três argumentos que eu vou tratar: superficialidade; política e sustentabilidade.

A metáfora: tapar o sol com a peneira (tentar solucionar um problema, mas não muito bem).

  • 6 linhas do primeiro argumento: superficialidade

Se por um lado o sistema de cotas permite que cidadãos com menos oportunidades, por questões histórico-culturais, possam ingressar no ensino-superior, por outro ele serve apenas como resposta imediata. Ainda que sejam uma iniciativa válida, as cotas raciais precisam estar aliadas a outros tipos de políticas públicas que visem benefícios derradeiros e que vão até a raiz do problema. Sem isto, elas apenas tangenciam o problema, trazendo pouco impacto e mudanças muito demoradas na estrutura social.

  • 6 linhas do segundo argumento: políticas

O estabelecimento de medidas que trazem “soluções” no curto prazo é muito comum na política brasileira, visto que seus legisladores estão interessados na reeleição. A política de cotas se enquadra justamente nesse tipo de solução, além de ser uma bandeira mais fácil de ser levantada e defendida politicamente do que, de fato, toda uma reforma na política educacional ou iniciativas que visem erradicar o racismo estrutural. Desta forma, há uma falta de interesse político em trazer soluções de longo prazo.

  • 6 linhas do terceiro argumento: sustentabilidade

Com uma polarização política tão forte na última década, é pouco provável que a política de cotas se sustente no formato atual. Os grupos de oposição a essa política têm ganhado muita força social e política, pressionando por mudanças que afastam o Brasil da igualdade desejada. O trabalho de conscientização a fim de melhorar a dinâmica racial nacional é fundamental para que não haja um retrocesso e uma perda nos avanços que as políticas de inclusão trouxeram.

  • 5 linhas de conclusão, trazendo sua opinião e linkando com a metáfora da introdução.

A filósofa Marilena Chauí disse que “a democracia aparece quando existe igualdade, liberdade e participação”. Por muitos anos, os grupos “não-brancos” viveram sem nenhum dos três elementos e até hoje, lutam pela garantia de seus direitos. A política de cotas é uma forma de ajudar nessa luta, mas ela precisa ser aliada a políticas que a façam ser mais do que uma peneira que os políticos usam como base para campanha eleitoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com