TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mazelas da Sociedade Brasileira

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  2.745 Visualizações

Página 1 de 4

As mazelas da sociedade brasileira

Nos últimos tempos, o Brasil tem adentrado numa crise histórica. Esse colapso tem causado uma instabilidade nas pastas da educação, economia, segurança, saúde e na política em geral do país, que infelizmente, tem como principal alvo a população, as empresas e a estrutura política do país. Hoje, a política do Brasil é marcada pela desconfiança popular e os escândalos de corrupção atingem com frequência membros do alto escalão do governo, ocasionando uma constante disputa de poder entre partidos, opositores e a base aliada do governo. A crise de credibilidade da política brasileira está presente em todas as esferas de poder, seja no Legislativo, Executivo ou Judiciário.

A começar pelo processo de implementação da igualdade, observamos com a realidade brasileira, que é um desafio ilusório. A escravidão foi um fator que marcou a história de toda a sociedade mundial, e que deixou consequências até os dias atuais. Ainda hoje, é possível perceber uma desigualdade de gênero e etnia, como exemplo, a “famosa” inferioridade do negro perante a sociedade. Não só do negro, mas também há um preconceito enrustido sobre a formação histórica do povo brasileiro em geral, especialmente dos nordestinos, onde a letargia do Estado contemporâneo e a falta de maturidade e o preconceito da população, corrobora com essa disparidade.

Atualmente, o governo brasileiro tem uma forte vertente de programas sociais que visam o assistencialismo que apesar de ter sido eficiente para reduzir o número de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza, as políticas sociais ainda não diminuíram as diferenças sociais e as dificuldades de acesso à educação e à saúde pública de qualidade. Enquanto isso, em uma pequena parcela da sociedade, denominada elite, concentra o poder aquisitivo de renda e de qualidade de vida, que por sinal, são mal distribuídos nas classes sociais.

A urbanização acelerada decorrente do êxodo rural e da industrialização atraiu muitas pessoas para as cidades, o que resultou no crescimento das favelas, devido ao despreparo urbano e, consequentemente, infringe alguns dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil com falta de escolas, hospitais, moradia e transporte. Com o aumento do desemprego e das favelas, um lugar, a princípio de pessoas de baixa renda, essas comunidades tem se tornado sinônimo do tráfico de drogas, tráfico de armas, violência, homicídios e conflitos, onde os moradores são comandados por tiranias – a dos traficantes e a das polícias -, onde o policiamento adequado é precário, e a investigação dos casos, muitas vezes inexiste, onde as políticas públicas governamentais não atendem e não alcançam todas as pessoas, onde crianças e adolescentes tendem a projetar sua vida a um comodismo, construindo sua casa na mesma favela onde viveu e manter um circulo vicioso no mundo do tráfico.

Quanto à educação, vivenciamos um período em que a maioria das escolas públicas está em péssimo estado, os professores estão cada vez mais despreparados e os alunos desmotivados, fazendo com que a educação particular abra cada vez mais suas portas. A cada ano eleitoral, candidatos a diferentes cargos públicos repetem as mesmas propostas paliativas, como soluções para o problema educacional no Brasil. Com certeza, o sistema educacional necessita muito mais do que apenas as propostas de construção de novas escolas e do aumento insignificante do salário dos professores. O ensino brasileiro apresenta problemas de ordem cultural, como o baixo incentivo à leitura, que quando estimulada, desde a primeira infância promove um maior desenvolvimento intelectual, emocional e cultural, além de instigar a curiosidade e vontade de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com