TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ordens

Dissertações: As Ordens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A indicação das atividades tem como finalidade familiarizar o aluno com os diversos gêneros textuais e as formas de escrita que eles prescindem. Cada uma das tarefas, portanto, guarda estreita ligação com esta temática.

A atividade 1 (“que tipo de leitor sou eu”) representa uma inicial tentativa de reflexão sobre a leitura. Chama a atenção o fato de que existem diversos tipos de leitor e, portanto, de leitura. A produção de textos, assim, deve ter em seu foco o leitor principal, adequando-se a ele e à sua finalidade precípua (informar, vender, influenciar etc.). A tarefa de ilustração que se segue (atividade 2) é uma forma lúdica de expor a reflexão sobre esta constatação.

Ainda com o foco no leitor e nas formas de leitura, a atividade 3 foi desenvolvida com base no texto de Lúcia Santaella (“A leitura fora do livro”) e no excerto inicial do filme “O Leitor”. Sua realização deu-se por método de aula à distância. Propôs-se a concatenação entre os tipos de leitor elencados por Santaella e os personagens do filme. Percebeu-se que os personagens estavam relacionados ao leitor contemplativo.

A atividade 4 consistiu na identificação das diversas espécies de gêneros textuais em jornais e revistas. Os alunos deverão recortar alguns exemplos e destacar as suas principais características.

A temática dos gêneros textuais foi trabalhada também por meio da música “O Vacilão” do cantor Zeca Pagodinho. A história narrada na música deveria ter sido trabalhada em outro gênero, apresentando-se um fim para ela. Daí nasceu o texto “Baixaria na periferia” (atividade 5).

A atividade 6 teve como essência o trabalho com o discurso argumentativo. Iniciou-se com a eleição pelo aluno de uma ilustração de Pawel Kuczynski dentre as diversas sugeridas no grupo da matéria no facebook. Com base nela, a tarefa consistia em identificar o elemento central da figura e, a partir disto, construir um texto argumentativo.

Para o último exercício da Unidade (atividade 7), foi apresentado o filme “Tempo de Ira”. A atividade consistia em, mediante discurso narrativo, propor um novo fim ao enredo.

Percebe-se que as atividades propostas levaram os alunos a, muito mais do que simplesmente identificar os diversos gêneros textuais, produzir em várias formas discursivas.

REFERÊNCIAS

MANGUEL, Alberto. Uma história de leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. A leitura fora do livro. Disponível em: http://www.pucsp.br/~cos/epe/mostra/santaell.htm Acessado em: 21 jan. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com