TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilizando As Fazes De Aprazamento, Roteiro, Emissão De Ordens E Liberação Da Produção, Desenvolva O Processo De Programação De Algum Produto De Sua Região.

Trabalho Escolar: Utilizando As Fazes De Aprazamento, Roteiro, Emissão De Ordens E Liberação Da Produção, Desenvolva O Processo De Programação De Algum Produto De Sua Região.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

Seguindo esta idéia pode-se perceber a importância do arranjo físico tanto para a organização, quanto para a produção, pois este, quando aplicado de forma correta proporciona não só um bom fluxo de materiais como também satisfação para todos que compõem a organização, seguido de menores custos, bom desempenho de operações, melhores condições de trabalho, flexibilidade, rapidez, confiabilidade, entre outros benefícios.

Pode ser citada também a qualidade de vida no trabalho, pois um arranjo físico correto ajuda a minimizar problemas como fadiga, estresse, entre outros.

Para Heméritas (1998, p.129), “fadiga é a diminuição reversível da capacidade funcional de um órgão ou de um organismo em conseqüência de uma atividade”. Então um ambiente desfavorável para um determinado trabalho pode prejudicar o rendimento da mão-de-obra e ocasionar perdas significantes para a organização, seguidas de custos e insatisfação no trabalho.

Chiavenato (2004, p.433) diz que: “estresse é um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente”.

Estes problemas podem comprometer a organização de forma brusca, pois ocasionam baixa no desempenho do funcionário e desinteresse do funcionário por seu trabalho, tudo isso gera perdas para a empresa, já que se o funcionário não produz o esperado à produção pode cair. Então seguindo a lógica dos autores, é possível afirmar que o arranjo físico não é apenas importante para desenhar a organização em sua forma e aparência, mas também ajuda a manter seu nível de produtividade sempre de acordo com as expectativas da organização diante do mercado.

De acordo com Maximiano (2006, p.87):

A correlação entre stress e trabalho é evidente. Atividades que requerem exaustivo esforço físico, ou que são alienantes, ou realizadas em ambiente de tensão, produzem efeitos psicológicos negativos, mesmo que a pessoa esteja fisicamente bem.

A interação entre fator humano e fator ambiental deve sempre estar presente em um projeto de arranjo físico, fazendo-se necessário também uma flexibilidade do projeto, pois nunca se sabe quando será necessária uma modificação. Pois como foi falado anteriormente o cenário mundial vem sofrendo mudanças constantes e as empresas precisam estar preparadas para acompanhar essas mudanças.

Para que o projeto de arranjo físico seja bem sucedido é necessário que se faça primeiro um estudo detalhado do espaço, observando-se alguns fatores fundamentais: fator material, maquinaria, homem, movimento, espera, serviço, construção e mudança. Dentro desses fatores estão contidos, localização, ambiente, espaço disponível, estoques, transportes, equipamento produtivo, etc. Depois de observados esses fatores fazem-se necessário um estudo do tipo de processo adotado pela operação produtiva, para que se possa atingir os objetivos esperados com o projeto de arranjo físico.

O arranjo físico adequado proporciona para a empresa maior economia e produtividade, a partir da boa disposição dos instrumentos de trabalho e através da utilização otimizada dos equipamentos de trabalho e do fator humano alocado no sistema. (OLIVEIRA, 1998)

Tipos de arranjo físico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com