TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspetos de organização e correção linguística

Ensaio: Aspetos de organização e correção linguística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2014  •  Ensaio  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

1.2. Os elementos linguísticos que evidenciam a distinção entre o passado e o presente são as formas verbais, o advérbio de tempo e as expressões temporais. Assim, a referência ao passado está marcada através das formas verbais no Pretérito Perfeito do Indicativo e do Pretérito Imperfeito do Indicativo, além da expressão temporal “Em tempos”. A referência ao presente é feita através da conjugação de verbos no Presente do Indicativo e o advérbio de tempo “hoje”.

2. O sujeito poético descreve-se como “lúcido” e “estrangeiro”, na primeira estrofe. Estes dois adjetivos são cruciais na caracterização do seu estado de espírito: a lucidez ou capacidade de a inteligência analisar o real associa-se ao sofrimento que o pensar ou a consciência traz ao sujeito poético; o “ser estrangeiro” traduz a incapacidade do sujeito poético se relacionar com os outros, mantendo distanciamento quer em relação aos outros quer em relação ao real.

3. A expressão transcrita associa, através da metáfora, a “alma” a “céu”, elemento que constitui o símbolo da felicidade. Através desta associação descreve-se a infância do sujeito poético como momento de extrema felicidade.

4. A evocação de uma infância feliz é o reverso de um presente pleno de tédio e de angústia criados pelo ato de pensar. Como não consegue regressar à infância, o sujeito poético fá-lo pela recordação. É importante manter-se agarrado à época feliz.

B – Tópicos

Aspetos de conteúdo – 18 pontos

Aspetos de organização e correção linguísticas – 12 pontos

*o desânimo do presente reenvia o sujeito poético para uma infância que se imagina feliz;

*a infância não é a vida vivida, mas a vida pensada pela imaginação;

*esse tempo é traduzido por meio de símbolos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com