TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1.1 técnicas de redação

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.255 Palavras (18 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 18

UNIDADE 1

Conceitos de Contabilidade:

- A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. Iudícibus e Marion (2009)

- A contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo principal é controlar o patrimônio das entidades, em decorrência de suas variações. Ribeiro (2005)

- A contabilidade é a ciência social que tem por objetivo medir, para poder informar, os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de quaisquer entidades. Szuster (2007)

- É a ciência que estuda e controla o patrimônio, por meio da coleta de dados, do registro, da consolidação de informações e da divulgação destas em relatórios, tendo como finalidade a produção de subsídios para a tomada de decisões.

Objeto: O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio. Poderíamos dizer que o alvo, ou o foco, da contabilidade é o patrimônio.

Finalidade: A contabilidade tem a finalidade de divulgar informações sobre a situação financeira e patrimonial e sobre o desempenho de uma entidade em um determinado período.

Relatórios contábeis: são peças demonstrativas de informações necessárias à tomada de decisões, elaboradas com base em critérios de confiabilidade, compreensibilidade, comparabilidade e relevância.

Usuários da Informação Contábil:

Fornecedores:

Clientes:

Governo:

Sócios, Acionistas, Investidores, Administradores:

Sindicatos e Funcionários:

Concorrentes

Obs.: são apenas exemplos.

Princípios Fundamentais de Contabilidade:

-  O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio de forma autônoma, ou seja, o patrimônio da entidade não se confunde com o patrimônio dos sócios participantes dessa entidade. Esse Princípio tem o objetivo de proteger o patrimônio, resguardando-o das variações provocadas em decorrência de benefício próprio das partes envolvidas na constituição da entidade, ou seja, os sócios.

- O Princípio da Competência reconhece as receitas e despesas quando incorridas, independentemente da sua realização ou liquidação financeira. Em uma linguagem mais simples, entendemos que as transações que afetam o resultado (lucro ou prejuízo) gerado por uma entidade em um determinado período serão registradas no momento de sua ocorrência, mesmo que o valor negociado não tenha sido recebido ou pago.

UNIDADE 2

 

Patrimônio: Padoveze (2009), nos ajuda a entender patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Ribeiro (2009), confirma o conceito verificado anteriormente, definindo patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.

Método das Partidas Dobradas: conforme exposto por Iudícibus (2009), consiste no fato de que todo débito tem um crédito correspondente e vice-versa. Deixaremos de lado a linguagem técnica-contábil convencional para traduzir o método da seguinte forma: toda origem de recurso tem uma aplicação correspondente e vice-versa.

Passivo e o Patrimônio Líquido representam todas as origens de recursos na empresa, ou seja, todo recurso que entra na empresa é por meio desses dois grupos. Por exemplo: recursos dos sócios, financiamentos, empréstimos e fornecedores. O Ativo representa todas as aplicações de recursos na empresa. Continuando o raciocínio do parágrafo anterior, entendemos que se entra recurso na empresa, esse recurso terá que ser aplicado em alguma coisa, em algum bem ou direito. Logo, todos os recursos que ingressam na empresa têm uma aplicação correspondente. Por exemplo: caixa, banco, veículos, mercadorias para revenda:

Capital de Terceiros e Capital Próprio:

Capitais de terceiros: são os recursos que entram na empresa, são utilizados durante um período e, na data estabelecida, são devolvidos aos seus “donos”. Em outras palavras, dizemos que capitais de terceiros são as obrigações expressas em termos monetários que a empresa terá que liquidar em uma determinada data e que são classificadas no grupo do Passivo.

Capitais próprios: são os recursos originados na empresa por meio dos sócios ou gerados pela própria empresa. O capital próprio além de ser formado pelo recurso que os sócios aplicam na empresa, também é o recurso gerado pela própria empresa. E qual é o recurso que a empresa gera? Lucro. Tanto o capital social quanto o lucro são capitais próprios e ambos classificados no grupo de Patrimônio Líquido.

        

UNIDADE 3

Atributos das Demonstrações Contábeis

 Compreensibilidade: as informações devem ser apresentadas de forma que sejam imediatamente entendidas por seus usuários, considerando que estes tenham razoável conhecimento dos negócios e de contabilidade.

 Relevância: as informações devem ser relevantes às necessidades de quem as utiliza, ou seja, podem influenciar, orientar e auxiliar o gestor na avaliação, correção ou confirmação de suas decisões.

 Confiabilidade: as informações devem ser apresentadas livres de erros ou vieses relevantes e retratarem fielmente o que se propõem apresentar.

 Comparabilidade: as informações devem ser passíveis de comparação entre períodos e entre demonstrações de diferentes entidades, o que permite maior compreensão sobre a evolução patrimonial e de desempenho e também avaliação de sua posição em relação a outras entidades.

Balanço Patrimonial: é uma demonstração contábil que apresenta a situação financeira e patrimonial de uma entidade em um determinado momento. Podemos dizer que o Balanço é a fotografia do patrimônio, pois reflete a posição deste naquele exato momento, por isso é comum ouvirmos falar que o Balanço é uma demonstração estática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (487.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com