TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Geologia Introdutoria

Por:   •  4/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.942 Palavras (16 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 16

Ciências Exatas e suas Tecnologias

Geologia Introdutória

Aula 1. Introdução a Geologia

Aula 2. Origem do Sistema Planetário

Lista de Exercícios

FOLHA DE RESPOSTAS

QUESTÃO 01.

Observação/Experimentação

Coleta de dados sobre o fenômeno

[pic 1]

Análise

Relação quantitativa existente entre os elementos

[pic 2]

Hipótese

Pressuposição do conhecimento sobre o fenômeno

[pic 3]

Teste Experimental

Comprovação do conhecimento[pic 4]

Modelo

Representação do conhecimento

[pic 5]

Generalização

Generalização dos resultados em forma de Lei Cientifica

QUESTÃO 02.

O geólogo estuda a origem da formação, da estrutura, da composição e das transformações da crosta terrestre. Ele investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertificação. Analisam dados através da observação tais como: mapas, distribuição e tipo de rochas, minerais, estruturas, feições geomorfológicas, investigações microscópicas e a partir de procedimentos laboratoriais e experimentais: composição química, datação radio métrica, dados geofísicos, etc.

QUESTÃO 03.

Hipótese é a tentativa de resolver um problema por meio de suposições que possam ser testadas através de observações ou experiências, cuja finalidade é explicar certos fatos ou observações. O experimento vem a ser então uma forma de testar ou refutar hipóteses, que cujos resultados podem, desse modo, ser mais ou menos previsto com base naqueles conhecimentos anteriores. A teoria nada mais é uma hipótese que já reuniu um número considerável de evidencias, obtidas por um número grande de pesquisadores independentes a partir de experimentos e observações.

Portanto soa estruturas de ideias que explicam e interpretam fatos. Por fim fatos são os dados do mundo.

QUESTÃO 04.

Sabe-se que todo fenômeno físico tem uma explicação, mesmo que esteja além naquele momento, de poder ser entendido. O objetivo da ciência é explicar como o universo funciona, mas nem sempre essas informações coincidem gerando assim conflitos. No entanto casos dados e informações não sejam compatíveis com o que se era esperado, será possível apresentar novos dados, experimentos, através de analises onde será feita novas interpretações gerando novas hipóteses.

QUESTÃO 05.

O método cientifico é uma continua descoberta, ao estudar algo usando o método cientifico o significado de chegar com dados que é exatamente o que você esperava é de extrema fascinação, onde através dos resultados positivos obtidos serão realizados testes dando formalidade a teoria, logo, quanto mais tempo uma teoria resiste a modificações cientificas, são consideradas mais confiáveis, podendo torna-se Lei.

QUESTÃO 06.

Teorias são constantemente aprimoradas pela a comunidade cientifica e internacional, é de extrema importância novas hipóteses e teorias para compreendermos a evolução do universo, da terra e da vida. Apesar do que muitos pensam o evolucionismo não é produto de uma só pessoa, não é ideia de um ou dois cientistas, ele é simplesmente o resultado inevitável de um processo de evolução científica, ou seja, é preciso inovar para se evoluir e facilitar a compreensão da vida.

QUESTÃO 07.

O código de ética é de grande significado no meio cientifico e foi desenvolvido em consequências de abusos gerados entre cientistas, é preciso reconhecer as contribuições de todos os cientistas cujos trabalhos consultaram, também não deve fabricar ou falsificar dados, utilizar o trabalho de terceiros sem fazer referencias. Devem, ainda, assumir responsabilidade de instruir a próxima geração de pesquisadores e professores.

QUESTÃO 08.

 James Hutton teve um papel fundamental na geologia, pois conseguiu mostrar, exercendo uma geologia mais científica, a importância do tempo no processo geológico. Ele começa a perceber que a evolução da geologia necessitava de um período enorme, defendendo que a Terra guardava marcas de um tempo muito profundo, bem maior do que o registrado nas rochas. James descobriu que um metro de rocha poderia corresponder, por exemplo, a sedimentos provenientes tanto de um evento de deposição única e rápida no tempo, como um aterramento, ou de milhões de anos para se formar.

Até o surgimento de James, praticamente a geologia não existia. Quando sua obra “Teoria da Origem da Terra” é publicada, em 1788, ele transforma todos os conceitos observados sobre as rochas em uma ciência, questionando de forma científica os preceitos vigentes defendidos pela Igreja. Ou seja, transforma a geologia em uma ciência, defendendo que ela deva ser feita na base da observação, analisando como as rochas se relacionam entre si. Dessa maneira, segundo seus preceitos, para entender a evolução do planeta, havia de se entender como as rochas estão relacionadas. James introduziu o conceito de que era preciso compreender o passado para entender o presente. James começou a separar o conhecimento dos biólogos, que estudavam a evolução da vida, dos naturalistas, que estudavam a evolução na Terra. Ele começou a fazer descrições detalhas das rochas dentro de uma teoria concisa e a associar seus estudos ao tempo, dando características de ciência a essas descrições.  Nascia assim a geologia moderna.

QUESTÃO 09.

O registro geológico refere-se à totalidade das camadas de estratos de rochas, depósitos resultantes de vulcanismo ou por deposição de sedimentos de detritos dos intemperismos (argilas, areias, etc.), incluindo todo o seu conteúdo fóssil e as informações que se permitem obter sobre a história da Terra: seu clima no passado, geografia, geologia e a evolução da vida em sua superfície. De acordo com o princípio da sobreposição das camadas, camadas de rochas vulcânicas e sedimentares são depositadas em cima umas das outras. Elas endurecem ou cimentam-se ao longo do tempo para tornar-se uma coluna de rocha solidificada resistente, que pode ser penetrada por rochas ígneas e perturbada por eventos tectônicos ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com