TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Práticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  189 Visualizações

Quase 44% da renda dos brasileiros da classe D é gasta com despesas básicas, como alimentação, transporte e contas de consumo. Os números são de pesquisa feita pela Quorum Brasil com 400 paulistanos com renda familiar de até R$ 1.020. A alimentação é o tipo de gasto que possui maior peso nas despesas dessas famílias, representando 15,5% da renda. Em segundo lugar aparecem as contas de água, luz, telefone e gás, que consomem 14,7% do salário. Ainda no primeiro grupo de prioridades no direcionamento dos recursos da família estão as despesas com transporte, para onde vai 13,3% do dinheiro.

Outras prioridades, depois dos gastos de primeira necessidade, são os gastos com cartão de crédito, que consomem 12,4% de sua renda, seguidos por moradia, aluguel e financiamento (11,9%), prestações em lojas (11,6%) e despesas com saúde e remédios (11,3%). Ao todo, esses gastos secundários somam 47,2% da renda das famílias da classe D.

As despesas com lazer e passeio aparecem apenas no terceiro grau de prioridade, consumindo, segundo os entrevistados, 9,2% do orçamento mensal.

A pesquisa “A classe D e seus desejos e despesas” foi feita na cidade de São Paulo, em setembro de 2010, com homens e mulheres entre 25 e 50 anos de idade que trabalham e têm renda de até dois salários mínimos.

Fonte: Adaptado de INFOMONEY. Transporte, alimentação e contas da casa consomem 44% da renda da

classe D. www.economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney. Acesso em: 4 abr. 2011.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com