TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Leitura E Produção De Texto 1 Semestre

Trabalho Universitário: Atps Leitura E Produção De Texto 1 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

O DESENVOLVIMENTO HUMANO COM BASE NA LEITURA

Leitura prática que possibilita ao leitor contato com as intenções, pensamentos e produção intelectual do autor. Num primeiro momento o leitor fica com a incumbência de receptor destas intenções de forma passiva, para com isso reconhecer a manifestação textual do autor levando em conta os códigos e representações postuladas no texto. A leitura é também um processo de interação entre autor, texto e leitor, nesta troca leva-se em conta, o que foi postulado pelo autor e ainda os conhecimentos, vivências e valores do leitor. Esse processo de inserir na leitura suas experiências propicia uma transformação na visão deste leitor e estabelece um novo sentido ao texto.

Nas considerações anteriores, citamos alguns itens que o leitor se baseia para pratica de leitura. Entretanto para que alcance esse objetivo com êxito, ele deve utilizar recursos como criar hipóteses, questionar, duvidar, prever, para com isso chegar a uma conclusão coerente do que se lê. Podemos destacar que muitas hipóteses, questionamentos que se tinham no início do texto, reaparecem no decorrer da leitura ou ainda podem ou não se confirmar. Mas o que fica expresso com esses recursos ou estratégias de leitura é a interação constante do leitor com o texto.

Segundo Marcuschi (2003) relata “É impossível se comunicar se não por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto”. Podemos citar uma diversidade de gêneros textuais como os telefonemas, o sermão, bilhete, receita, resenha, carta pessoal etc. Nos gêneros o autor adota tipologias adequadas para determinada situação, como a solene, a pública, a privada, se pauta pela relação estabelecida com o leitor se pede formalidade ou um tom de informal em cada texto.

Com base em dados do IBGE a internet é utilizada na maioria dos casos cerca de (83,2 % dos usuários) para comunicação entre as pessoas. Está comunicação muitas vezes ocorre através de e-mails um dos diversos gêneros textuais. A linguagem que vamos optar levando em conta o tipo de leitor formal ou informal e á tipologia do texto.

Para elaboração de um texto além optar por um gênero, inserir em cada gênero a tipologia ideal a cada circunstância, o autor ainda utiliza recursos que ligam as informações e dão sentido ao texto os mecanismos de coesão. Marcuschi (1983) descreve os fatores de coesão como: “são aqueles que dão conta da sequenciação superficial do texto, isto é, os mecanismos formais de uma língua que permitem estabelecer, entre os elementos linguísticos do texto, relações de sentido”. Podemos citar alguns destes elementos como preposições, conjunções e locuções: porém, todavia, contudo, no entanto, embora, contra, apesar de, não obstante, ao contrário entre outros.

No final deste texto vamos redigir a conclusão de tudo que foi postulado em nossas pesquisas e inserido no texto, a fim de trazer alguns esclarecimentos aos temas abordados e dar alicerce a novos questionamentos. Não poderíamos realizar esta parte do texto com êxito, não fosse através de um elemento indicador de conclusão (portanto, então, assim, logo, por isso, por conseguinte, pois, de modo que, em vista disso).

Nos dias atuais vivemos a era da globalização que tem como uma de suas características o maior acesso a informações através da internet e outro meios de comunicação. Logo a prática da leitura não acontece mais apenas em livros impressos ou revistas, e sim na internet em seus sites podem identificar tipos diversificados textos.

O descritivo que o autor expressa a ideia de uma forma detalhada faz uma distinção entre um tema e outro, o autor nunca descrever o assunto de uma vez e sim de modo paulatino.

O texto narrativo a historia é postulada como se estivesse acontecendo no mesmo tempo do relato possibilita ao leitor reconstruir experiências, fazendo uma analise durante a leitura dando assim nova significação ao tema.

Podemos citar ainda outro exemplo encontrado na internet o texto dissertativo-argumentativo que dá fundamento ao presente trabalho acadêmico. Intitulado por três partes introdução, desenvolvimento e conclusão têm como foco principal expressar argumentos com o objetivo de persuadir o leitor a refletir ou mudar de opinião sobre tema abordado.

No texto em questão os autores utilizam esta abordagem dissertativa argumentativa, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com