TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ats Filosofia Aplicada Ao Serviço Social

Trabalho Escolar: Ats Filosofia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 2 – Passo 1

Comida

(Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)

Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de que?

Você tem fome de que?

A gente não quer só comida,

A gente quer comida, diversão e arte.

A gente não quer só comida,

A gente quer saída para qualquer parte.

A gente não quer só comida,

A gente quer bebida, diversão, balé.

A gente não quer só comida,

A gente quer a vida como a vida quer.

A gente não quer só comer,

A gente quer comer e quer fazer amor.

A gente não quer só comer,

A gente quer prazer pra aliviar a dor.

A gente não quer só dinheiro,

A gente quer dinheiro e felicidade.

A gente não quer só dinheiro

A gente quer inteiro e não pela metade.

Sabemos que em nosso país há dois mundos: aquele onde as pessoas vivem ostensivamente com muitas prioridades, acessibilidade à cultura, à arte, ao lazer, onde impera a "frieza" que constrói cidades repletas de gente e de muros, que separam estranhos que se ignoram e se temem, e o mundo onde existe a miséria, a exclusão de terra, o desemprego e a fome, sendo esta não somente em sua forma concreta, mas na ausência de dinheiro suficiente para atender outras importantes necessidades humanas para sobrevivência como diversão, arte, educação e cidadania. A concentração de renda é a principal causa da injustiça social existente. Enquanto uma minoria tem acesso a todos os bens que desejam, sejam eles necessários ou não, a outra parte da população mal tem condições para se alimentar ou viver dignamente.

É fato que o Brasil não é um país pobre, no entanto, é um país de grande contraste social. A distribuição de renda e de recursos produzidos é extremamente desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria sem acesso a emprego, educação, saúde, moradia, alimentação e muito menos à arte e à cultura. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.

Historicamente, os governos brasileiros gastaram de forma inadequada os recursos destinados às áreas sociais. As políticas sociais não foram capazes de reverter o quadro de injustiça social que atinge milhares de brasileiros que estão abaixo da linha da pobreza.

Mas a mudança tem que começar através da mentalidade de muitos, e principalmente dos políticos, que se beneficiam através de verbas destinadas ao bem estar da população. A sociedade brasileira vem cobrando, cada vez mais, dos atores políticos medidas eficientes e eficazes de políticas sociais inclusivas.

E esta música nos faz pensar também na existência humana. Segundo a perspectiva da filosofia existencialista, cujas questões continuam presentes na humanidade, perguntamos quais soluções esta música propõe para essas questões humanas? Esta música oferece uma saída, frente às grandes incógnitas da humanidade, que é a ação, a ação como arte, como liberdade de caminhar, ação como dança. Isso é proposto mesmo que algumas questões, tais como "quem sou eu?" ou “se realizaremos nossas expectativas na vida” permaneçam em aberto e perturbando constantemente nossa consciência.

Etapa 2 – Passo 2

MULHER

(Erasmo Carlos)

Dizem que a mulher é o sexo frágil

Mas que mentira absurda

Eu que faço parte

Da rotina de uma delas

Sei que a força está com ela

Vejam como é forte a que eu conheço

Sua sapiência não tem preço

Satisfaz meu ego se fingindo submissa

Mas no fundo me enfeitiça

Quando eu chego em casa à noitinha

Quero uma mulher só minha

Mas pra quem deu luz

Não tem mais jeito

Porque um filho quer seu peito

O outro já reclama a sua mão

E o outro quer o amor que ela tiver

Quatro homens dependentes e carentes

Da força da mulher

Mulher, mulher

Do barro que você foi gerada

Me veio inspiração pra decantar você

Nessa canção

Mulher, mulher

Na escola em que você foi ensinada

Jamais tirei um dez

Sou forte, mas não chego aos seus pés.

Ao longo de boa parte da história da humanidade, mulheres e homens desempenhavam papéis sociais bem diferentes. De acordo com a Sociologia, o papel social se trata de funções e atividades exercidas pelo indivíduo em sociedade, principalmente ao desempenhar suas relações sociais ao viver em grupo, comportamento entre indivíduos e dos indivíduos consigo mesmos. Nas comunidades primitivas, em virtude do homem não sobreviver isolado, pois estaria se entregando à natureza hostil e também desconhecendo seu papel na proliferação da prole, a mulher representava uma figura fundamental no processo econômico e de reprodução humana. Os papéis sociais de cada sexo foram construídos historicamente, com visível imposição do poder masculino em detrimento dos direitos das mulheres. Este processo de dominação envolve as leis, a cultura, a religião, a ciência e a política.

As diferenças sexuais sempre foram valorizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com