TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada Ao Serviço Social

Artigo: Filosofia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 4

3. TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DO PAPEL DA MULHER NO SÉCULO XX

Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. Sendo que, as diferenças sexuais sempre foram valorizadas ao longo dos séculos pelos mais diferentes povos em todo o mundo. A figura feminina sempre foi vista como frágil, fragilidade essa que colocava em uma situação totalmente de dependência da figura masculina, seja ela do Pai, do Irmão e até mesmo do Marido.

Com o acontecimento da 1° guerra mundial. A maioria dos cidadãos homens que tinha a capacidade de lutar, foram enviados para o confronto e por causa disso, muitos lugares como fábricas, indústria, e até no campo ficaram sem suas mãos-de-ferro, ou melhor, mão-de-obra os homens. Então foi ai que começaram a aparecer às mulheres, para entrar no campo de trabalho, onde foram colocadas cada uma nas fábricas nas indústrias nas oficinas etc.

Se antes a mulher deveria apenas servir ao marido e aos filhos nos afazeres domésticos, ou apenas se limitando às tarefas no campo, a Revolução Industrial traria uma nova realidade econômica que a levaria ao trabalho junto às máquinas de tear. Obviamente, não foram poucos os problemas enfrentados pelas mulheres, após um longo período de opressão e discriminação, a passagem do século XIX para o XX ficou marcada pelo recrudescimento do movimento feminista, o qual ganharia voz e representatividade política mais tarde em todo o mundo na luta pelos direitos das mulheres, dentre eles o direito ao voto. Essa luta pela cidadania não seria fácil, arrastando-se por anos. Prova disso está no fato de que a participação do voto feminino é um fenômeno também recente para a história do Brasil.

Mesmo com alguns avanços, ainda no início da segunda metade do século XX, as mulheres sofriam as conseqüências do preconceito e do status de inferioridade.

Assim foram elas para a batalha hoje na 2° guerra mundial tudo aconteceu o contrário as mulheres começaram a ganhar seus espaço, desde então elas pararam mais de procriarem, elas hoje tem no máximo tem de 1 a 3 filhos, não são mais submissa aos seus companheiros, conhece o método do anticoncepcional, mulheres com maior grau de escolaridade diminuem as taxas de natalidade (têm menos filhos), casam-se com idades mais avançadas, possuem maior expectativa de vida e podem assumir o comando da família como no exemplo da propaganda de automóvel citada. Obviamente, vale dizer que as aspirações femininas variam conforme seu nível de esclarecimento, mas também conforme a cultura em que a mulher está inserida.

Ao estudar cada vez mais, as mulheres se preparam para assumir não apenas outras funções no mercado de trabalho, mas sim para assumir aquelas de comando, liderança, cargos em que antes predominavam o terno e a gravata.

Essa guinada em seu papel social reflete não apenas nas relações de trabalhos em si, mas fundamentalmente nas relações sociais com os homens de maneira em geral. Isto significa que mudanças no papel da mulher requerem mudanças no papel do homem, o qual passa por uma crise de identidade ao ter de dividir um espaço no qual outrora reinava absoluto.

Assim, chegamos ao novo século com uma realidade que inclui a mulher no mercado e no Estado capitalista, apesar das diferenças salariais e de condições estruturais de trabalho que continuam em pauta na agenda das intenções e conquistas.

Contudo, é preciso se pensar que mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com