TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada Serviço Social

Exames: Filosofia Aplicada Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  5.922 Palavras (24 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 24

1-O que é o mundo e a realidade?

Entendemos que existe um mundo real onde vivemos,e o homem é a figura principal capaz de fazer a história na sociedade ao longo dos anos, procurando aprender, descobrir, progredir e aumentar seus conhecimentos através da ciência . E um mundo abstrato que existe nos pensamentos, na criatividade, no intelecto, nos sentimentos e que é acima do entendimento do homem, está acima de suas limitações e capacidades. A ciência da filosofia através do conhecimento mostra a realidade como ela é: racional, verdadeiro e cientifico pelo qual o homem prova através do saber. O conhecimento filosófico é que nos da respostas para o subjetivo e objetivo, quando a realidade natural e histórico-social não consegue responder nossas crises do pensamento.

2-O que é ser humano?

Ao longo dos anos o dilema do ser humano e encontrar respostas para suas perguntas :“quem ele é” (origem), “o que ele é”(matéria), “como ele é”(sentimentos) e “ quanto pode”(poder, ambição).Para entender essas questões ele criou a história, a ciência, religião e arte. E sua grande angústia existencial é não encontrar uma resposta à questão maior “ porque sou?”Pela falta de conhecimento sobre sua natureza, o homem tem sido induzido ao poder, a prepotência, ganância, inveja, avareza, indiferença... Identificamos três elementos fundamentais para que a vida se realize: Indivíduo, Outro/Sociedade e Natureza. O indivíduo é um organismo vivo, sujeito aos comportamentos básicos: aprende, adapta-se, sobrevive, e dá continuidade à espécie. Os acertos e equívocos resultam do encontro do comportamento e do conhecimento, o qual chamamos de consciência. O comportamento do indivíduo é aceito pelo seu próximo quando subordinados a padrões denominados valores: respeito, solidariedade, cooperação. Esses valores constituem uma ética, sem a qual a qualidade do ser humano se dilui.

3-O que é viver em sociedade?

O ser humano não consegue viver isoladamente. A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa, e depois vem a escola. As relações entre as pessoas e grupos sociais formam a sociedade, onde nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos pra concretizar nossos projetos. Estando sujeitos a normas e regras, as quais compõem a cultura de uma sociedade, além das crenças, artes ,música, culinária e etc.As necessidades dos seres humanos não são somente de ordem material, mas também de ordem espiritual e psicológica. Todo ser humano precisa de afeto, amor, atenção e respeito. Todos tem suas crenças, sua fé em alguma coisa que é a base de suas esperanças. É preciso que a sociedade seja organizada com justiça, que todos procurem conhecer seus direitos e exijam que eles sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.

4-Qual a grande finalidade da vida social?

A grande finalidade da vida social é você ter alguém ao seu lado em qualquer momento de sua vida para compartilhar as alegrias, tristezas, problemas dificuldades, e não se sentir sozinho por que todos temos necessidade do convívio com o outro, no sentido de ajuda, apoio, companheirismo,amizade.A sociedade é formada de pessoas que necessitem uma das outras dando assim continuidade a espécie, buscando seus objetivos e realizando sonhos.Os seres humanos não vivem juntos apenas por escolha, mas pela busca de autonomia , independência fazendo assim parte de uma unidade maior que são: a família, a nação, uma ideologia.A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros pra viver melhor, e que juntos somos mais fortes.

5-O que é conhecimento e para que serve na vida dos seres humanos?

De gerações em gerações o homem vem adquirindo conhecimentos através de processos de socialização e interação social. Se alguém vivesse num isolamento total, desde seu nascimento,não teria condições de desenvolver características de fato humanas. O homem domina o mundo desenvolvendo habilidades e inteligência para organizar sua vida tendo noções de tempo e espaço. Por estar interado com o mundo ao seu redor obtêm conhecimentos e informações, o que permitiu o nascimento da ciência fruto do pensamento e da ânsia pelo saber.

A humanidade está sempre procurando respostas para o desconhecido, incessantemente, atrás de uma nova descoberta. O mundo hoje está num grau de conhecimento muito avançado, mas não o suficiente para o conhecimento do homem sobre si mesmo, no qual depende a realização de seus sonhos através de sua capacidade e possibilidades.

6-O que é ser cidadão?

Cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação. Ser cidadão consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não rabiscar os muros, respeitar os mais velhos (assim como todas as outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário até saber lidar com a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em qualquer pais. A revolta é o último a que deve um povo para garantir os interesses coletivos. Ser cidadão é ser morador da cidade, pagar os impostos devidos ao estado e ter garantidos os direitos. Mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos.

7-Existe uma relação intima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar.

A qualidade de vida é você viver em sociedade, com acesso a todas as necessidades seja elas fundamentais: Saúde, educação, trabalho, etc. Ou simplesmente de lazer, tem mais a ver com deveres de convivência, respeitar o próximo, o direito meu termina quando começa o do outro etc.

8-As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão, de um exemplo?

Ilegalidade; Audaciosos, estão querendo legalizar o porte, o uso e a compra de drogas ilícitas. Eles copiaram e apresentaram um projeto criado em um países. Porém, nos países de 1º mundo, aos usuários de drogas ainda tem condições financeiras de sustentar o próprio vício, mas nos países precários como o Brasil, os consumidores de drogas cometem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com