TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Dissertações: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS-FILOSOFI A APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

ETAPA 1:

PASSO 1:

A. O que é o mundo e a realidade?

B. O que é ser humano?

C. O que é viver em sociedade?

D. Qual a grande finalidade da vida social?

E. O que e conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?

F. O que é ser cidadão?

G. Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar.

H. As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão? Dê um exemplo.

I. O bem estar pessoal e coletivo também é sinônimo de uma vida cidadã?

J. O preconceito é amplo no meio social. Vocês poderiam citar um preconceito que faz parte do cotidiano da nossa sociedade? Qual seu posicionamento em relação a ele?

RESPOSTAS:

A. O mundo é onde nós nos encontramos, é tudo que vemos ao nosso redor . Realidade é o que podemos ver ou sentir e ouvir. Se acreditamos em algo, isso é real. Depende muito da concepção de cada um.

B. Várias teorias existem tentando explicar o ser humano como um corpo.Segundo a Wikipédia, o corpo humano é uma estrutura total e material do organismo humano. Mas ser humano também é ser sensível, é amar ao próximo, respeitar, ajudar sempre que necessário e não fechar os olhos para tantos problemas que nos cerca.

C. Viver em sociedade é, antes de qualquer coisa, respeitar o outro independente de raça, cor, nacionalidade e opção sexual. É ter direitos e deveres e cumprir com seu papel de cidadão.

D. É viver em família e amigos. É não viver sozinho, poder sentir-se amparado, lutar por uma causa em grupo e viver em harmonia.

E. O conhecimento é algo muito valioso que ninguém pode roubar de outro. Traz grandes benefícios e pode levar o homem a ser bem sucedido, a vencer limites e chegar onde desejar.

F. Ser cidadão é contribuir direta ou indiretamente para o bem estar da sociedade, é cumprir com seus deveres, como zelar pelo patrimônio, é ter direitos e sempre procurar viver em harmonia.

G. Existe. Cidadania é ter direitos como moradia, saúde, educação, emprego, comida, liberdade, poder ir e vir. Tudo isso é qualidade de vida.

H. Nem sempre. Ser cidadão é ter direitos, mas também deveres, porém nem todos que tem condições de vida boa ou ruim, agem como cidadãos, isso depende muito do caráter de cada um. Uma pessoa com uma boa qualidade de vida pode ser um mal caráter, um vândalo, não ter amor ao próximo. Como também pode acontecer com o mesmo que não tem qualidade de vida adequada.

I. Sim. Pois ter uma vida cidadã é ter seus direitos assegurados, é viver em sociedade com dignidade e promover o bem.

J. Infelizmente o preconceito é comum no meio em que vivemos. Quando se trata desse assunto, surgem diversas formas de preconceito, e um deles é o de classe social. Muitos por não terem condições de vida adequadas de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com