TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 1 Anhanguera

Trabalho Universitário: Aula Tema 1 Anhanguera. Pesquise 797.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  1.456 Visualizações

Página 1 de 5

Iniciado em quarta, 26 fevereiro 2014, 21:31

Completado em quarta, 26 fevereiro 2014, 21:38

Tempo empregado 6 minutos 58 segundos

Notas 6/6

Nota 1.5 de um máximo de 1.5(100%)

Question1

Notas: 1

(Cesgranrio, 2009) A partir da política de universalização da Educação Básica, ganhou força no plano internacional a proposta de inclusão escolar. Uma consigna, então, surgiu no início da década de noventa: educação inclusiva.

Assinale a alternativa que melhor define a educação inclusiva.

Escolher uma resposta.

a. Educação inclusiva significa proporcionar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, inclusive aqueles com alguma necessidade educacional especial. É uma proposta que deve garantir a presença e a participação dos alunos na escola, mas, sobretudo, garantir que os mesmos construam conhecimentos, aspecto importante para a vida do aluno em sociedade.

b. Educação inclusiva significa que todos os alunos, independentemente de suas condições sociais, culturais e físicas, frequentem a escola, exclusivamente como espaço de socialização.

c. A proposta de educação inclusiva, por si só, enseja mudanças na vida da pessoa com necessidades educacionais especiais e garante a sua posterior inclusão social e no mercado de trabalho.

d. A educação inclusiva deve contribuir somente para que pessoas com necessidades educacionais especiais façam amizades e melhorem suas habilidades de socialização.

e. Educação inclusiva requer que a escola reveja o seu papel social para garantir o processo de ensino-aprendizagem aos alunos com necessidades educacionais especiais das classes populares.

Resposta correta: Educação inclusiva significa proporcionar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, inclusive aqueles com alguma necessidade educacional especial. É uma proposta que deve garantir a presença e a participação dos alunos na escola, mas, sobretudo, garantir que os mesmos construam conhecimentos, aspecto importante para a vida do aluno em sociedade.

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois a educação inclusiva está voltada para a educação de todos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

(Cesgranrio, 2009) Sobre os conceitos de educação inclusiva e integração, pode-se afirmar o que segue.

I. A integração pregava a preparação prévia dos alunos com necessidades educacionais especiais para que demonstrassem ter condições de acompanhar a turma no ensino regular, mediante apoio especializado paralelo. Tal proposta tinha como base o modelo médico de deficiência, que centrava o problema nos alunos e desresponsabilizava a escola, a qual caberia tão somente educar os alunos que tivessem condições de acompanhar as atividades regulares, concebidas sem qualquer preocupação com as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

II. O conceito de educação inclusiva é abrangente, passível de inúmeras interpretações. No contexto educacional brasileiro, refere-se à escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais e, nesse caso, pode-se defini-lo como um processo amplo de mudança do sistema escolar para propiciar um ensino de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas singularidades. Isto é, a política de educação inclusiva prevê que a escola comum se adapte para receber os alunos com e sem necessidades educacionais especiais.

III. Integração e inclusão são sinônimos e se caracterizam pela matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum do ensino regular, ignorando suas necessidades específicas e sem fornecer ao professor e à escola o suporte necessário à ação pedagógica.

Assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b. Apenas a afirmativa I é verdadeira.

c. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d. Somente a afirmativa II é verdadeira.

e. Apenas a afirmativa III é verdadeira.

Resposta correta: Somente as afirmativas I e II são verdadeiras

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta! Você compreendeu os conceitos de integração e inclusão escolar.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Em relação à história da educação especial, classifique as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1. As classes especiais em escolas regulares surgiram no século XVI, quando médicos e pedagogos acreditaram na educação de pessoas com deficiência.

2. Até o século XVI acreditava-se que a institucionalização era a melhor alternativa para pessoas com deficiência.

3. A educação especial surgiu como um sistema paralelo ao sistema educacional geral.

4. Na integração escolar os alunos com deficiência teriam a oportunidade de aprender com alunos mais competentes.

5. Na década de 1950 surgiu a filosofia da normalização e integração.

Assinale a alternativa que expressa a sequência correta:

Escolher uma resposta.

a. V – V – V – V – F

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com